Wellington Dias comemora melhoria no IDH do Piauí e do Brasil



O senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (1), a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do seu estado, o Piauí, e do Brasil nos últimos 20 anos.

Citando dados do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Wellington Dias disse que o IDH do Brasil cresceu 47,8 % e o IDH do Piauí cresceu 74%.

O parlamentar salientou que a melhoria no IDH municipal no país revela um grande avanço na qualidade de vida ocorrido graças a decisões acertadas, sobretudo durante os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

— Essa evolução [no IDH] sinaliza também que o país está conseguindo aos poucos reduzir as disparidades históricas de desenvolvimento humano entre os municípios das Regiões Norte e Nordeste e aqueles localizados no Sul, Sudeste e Centro-Oeste — disse.

Com relação ao estado do Piauí, Wellington Dias ressaltou o fato de que o estado passou a 0,646 pontos, saindo da última para a 23ª posição no ranking nacional nos últimos anos. Em 1991, lembrou ele, o IDH do Piauí era de 0,362 pontos; em 2010, apresentou crescimento de 78,4%. Ele lembrou que 2000 o Piauí ocupava a 24ª posição no país, à frente apenas do Maranhão e de Alagoas.

Wellington Dias recordou ainda que em 2003, quando iniciou seu mandato de governador do Piauí, elaborou plano de desenvolvimento para o estado que permitirá alcançar um IDH de estado desenvolvido — 0,8 — até 2022. Em sua avaliação tal meta deverá ser facilmente alcançada dentro do prazo estabelecido.



01/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias comemora obras de infraestrutura no Piauí

Wellington Dias comemora reunião de ministros com prefeitos do Piauí

Wellington Dias comemora sucesso de ensino tecnológico no Piauí

Wellington Dias comemora autorização para pavimentação de rodovia no Piauí

Wellington Dias comemora avaliação positiva de faculdades de Direito do Piauí feita pela OAB

Wellington Dias comemora aprovação da MP do Brasil Carinhoso em comissão