Wellington Dias comemora aprovação da MP do Brasil Carinhoso em comissão



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (23), o senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou a aprovação da Medida Provisória (MP) 590/2012 na comissão mista especial criada para sua análise e discussão.

De acordo com a medida, que amplia o Programa Brasil Carinhoso, o benefício do programa corresponderá ao valor necessário para que a soma da renda mensal de cada integrante da família seja maior que R$ 70. Para serem contempladas, as famílias deverão estar inscritas no Programa Bolsa-Família.

O senador destacou a aprovação de uma emenda que garante que beneficiados do programa com mais de 14 anos tenham acesso aos programas de qualificação. A capacitação, disse o senador, será uma porta de saída dos programas de transferência de renda. Ele disse que, no Piauí, 70% das pessoas acima de 14 anos têm alguma renda e acrescentou que há muitos empreendedores no estado.

- A partir daí, muitas pessoas estão saindo da dependência do Bolsa-Família – comemorou o senador.

Reunião

O senador também relatou sua participação, nesta terça-feira, em uma reunião com o governador do Piauí, Wilson Martins, e com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Segundo Wellington, a reunião permitiu que fosse acertada uma agenda de visitas de representantes do governo federal ao Piauí.

O senador elogiou a iniciativa do governo de ir até os estados para tratar de obras e programas de interesse da população. Ele informou que Ideli e os ministros das Cidades, Agnaldo Ribeiro, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, devem visitar Teresina (PI) no próximo dia 30, para participar de uma reunião com representantes dos 224 municípios do estado.

- Será um momento de fundamental importância para o nosso estado – disse o senador.

Ciência sem Fronteiras

Wellington Dias também mencionou nota do Ministério da Educação respondendo a matéria publicada nesta terça-feira pelo jornal  Folha de S. Paulo, segundo a qual o governo maquia dados de bolsa de estudo no exterior. A nota diz que o ministério não foi procurado pelo jornal para apresentar dados do programa Ciência sem Fronteiras.

De acordo com a nota do ministério, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não tem dificuldades estruturais para dirigir o programa, como afirma a matéria. O ministério também diz que é “um absurdo falar em maquiagem de dados”.

O ministério informa ainda, na nota lida pelo senador, que está ampliando o número de bolsas em ciências humanas e que tanto o Capes quanto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concedem bolsas para o exterior, sendo que as duas unidades são gestoras do programa – razão pela qual os números apontados pelo jornal divergem dos números oficiais do governo.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Meta principal do Brasil Carinhoso é acabar com a miséria, diz Wellington Dias

Ana Rita comemora aprovação da MP do Brasil Carinhoso

Wellington Dias comemora aprovação de regulamentação das profissões de comerciário e motorista

Wellington Dias comemora aprovação de projeto que permite a empresas em ZPEs destinar 40% da produção ao mercado interno

Wellington Dias comemora melhoria no IDH do Piauí e do Brasil

Ângela Portela comemora ampliação do Brasil Carinhoso