Wellington Dias comemora sucesso do Programa Mais Médicos
O senador Wellington Dias (PT-PI) disse, em discurso nesta quarta-feira (11), que o Programa Mais Médicos já é um sucesso e conseguirá cumprir seu objetivo de levar serviços de saúde às regiões mais pobres do país. Ele considerou positiva a chegada de médicos estrangeiros, notadamente os cubanos, ressaltando que eles ocupam os postos de trabalho que não foram preenchidos por outros profissionais brasileiros ou estrangeiros.
- Temos que comemorar a presença desses profissionais, que vai ampliar e qualificar o atendimento na atenção básica no Sistema Único de Saúde - afirmou.
Wellington espera que os médicos - de qualquer nacionalidade - sejam bem recebidos nas comunidades em que atuarem, sublinhando que exercerão a profissão prioritariamente em municípios de baixo índice de desenvolvimento humano e nas Regiões Norte e Nordeste. O senador criticou a má distribuição de médicos no país.
- Todos sabemos que o Brasil tem uma média bem menor de médicos por número de habitantes. Além disso, nossos profissionais estão muito concentrados nas capitais e grandes centros. Temos aqui uma média de 1,8 médico por mil habitantes, enquanto na Argentina, por exemplo, a média é de 3,2 médicos para cada grupo de mil habitantes - afirmou.
Em aparte, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) disse que a saúde pública demanda um debate amplo sem "satanizar" o médico, reclamou do financiamento inadequado do setor e sugeriu uma solução de recursos humanos capaz de fixar os médicos no interior.
11/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias: pesquisa CNT comprova acerto do Programa Mais Médicos
Wellington Dias comemora sucesso do Bolsa-Família
Wellington Dias comemora sucesso de ensino tecnológico no Piauí
Wellington destaca lançamento de programa Mais Médicos
Wellington Dias comemora dez anos do programa Bolsa Família
Wellington Dias presta solidariedade a Palocci e deseja sucesso a Gleisi Hoffmann