Wellington Dias comemora dez anos do programa Bolsa Família



O senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou, nesta quarta-feira (25), os dez anos do programa Bolsa Família,  que classificou como um exemplo de política pública para a redução da pobreza e uma referência global de sucesso. O senador ressaltou que o programa beneficia cerca de 50 milhões de brasileiros. Para ele, o Bolsa Família é fruto da "persistência e sensibilidade da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva".

- O programa completa 10 anos mostrando que é possível gerar oportunidades, transformar a realidade e promover a inclusão social de milhões de famílias que antes estavam sempre na estatística daqueles que viviam na miséria - disse.

Wellington Dias afirmou ainda que o programa trouxe mudanças que transformaram a sociedade brasileira, impulsionaram a economia do país e minimizaram os efeitos de uma política que garantia bem-estar apenas aos ricos. O senador acrescentou dados que revelam que o programa também diminuiu a mortalidade infantil e colaborou na área da educação.

- O Bolsa Família é responsável, por exemplo, por 19,4% de redução da mortalidade infantil no Brasil nestes dez anos. Na educação, os resultados também mostram o acerto do governo do PT: a taxa de aprovação dos estudantes do Bolsa Família é igual à média nacional: 80%. Tem mais: a evasão escolar dessas crianças é menor que a média nacional – comemorou.

Cadastro único

Wellington Dias refutou os argumentos dos que afirmam que o Bolsa Família não é mérito do PT, já que o partido teria herdado a ideia do cadastro único, que unificaria os programas sociais do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). De acordo com o senador, o cadastramento único do governo anterior apresentava falhas grosseiras, como não permitir a atualização de informações dos beneficiários e ser desprotegido para evitar fraudes como o pagamento dobrado de benefícios.

- Então, tínhamos aí desvio de recursos, desvio de finalidade, dupla inscrição, impossibilidade de atualização, tudo isso dificultava o objetivo principal: atender aos mais pobres – disse.

O senador disse que as falhas do modelo anterior de cadastro único foram reparadas no governo PT e, atualmente, o país possui um cadastro modelo e com um controle muito mais eficiente.



25/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias comemora sucesso do Bolsa-Família

Suplicy comemora dez anos do lançamento do programa Bolsa Família

Wellington Dias lamenta boato sobre Bolsa Família

Wellington Dias denuncia fraudes no Programa Saúde da Família

Ceará comemora 10 anos do Bolsa Família com seminário

Humberto Costa comemora dez anos do Bolsa-Família