Wellington Dias diz que é hora de refletir sobre a situação dos índios




O senador Wellington Dias (PT-PI) ressaltou que esta terça-feira (19), Dia do Índio, é um momento importante para se refletir sobre o tratamento que os povos de outras etnias tem dado aos indígenas no Brasil.

O senador lembrou que a partir da chegada do colonizador europeu a população nativa do continente foi submetida "a um sofrimento sem fim". Massacrados, ainda hoje os índios brasileiros sofrem diversas formas de violência e preconceito.

Wellington Dias, que contou ter ascendência indígena, lembrou que durante muito tempo houve uma "falsa idéia de que não havia índios no Piauí". No último censo, informou, 5 mil pessoas se declararam indígenas naquele estado.

- Nada mais oportuno nessa data do que recuperar os atos de bravura dos índios do Piauí? Falo como índio-descendente - disse.

Segundo o senador, muitos índios fugindo da escravidão negavam sua identidade, misturando-se à população mestiça. Wellington Dias disse que durante o período em que foi governador do Piauí iniciou o processo para reconhecer três tribos naquele estado: Cariris, Codó-Cabeludos e Itacoatiaras.

Wellington Dias também lembrou que o Senado realizou duas audiências na Comissão de Direitos Humanos sobre os indígenas e uma sessão especial no Plenário em comemoração ao Dia do Índio.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA: É HORA DE REFLETIR SOBRE EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DO BRASIL

Wellington Dias pede ao governo que analise situação de concursados já aprovados

Brasil tem situação positiva sobre áreas florestais ocupadas por índios

Presidente da Funai fala sobre situação dos índios no Roda Viva

PT quer fim da exigência de dois documentos na hora do voto; Alvaro Dias classifica ação como 'fora de hora'

Acordo sobre MPs abrirá caminho para votação de projeto sobre 'royalties', prevê Wellington Dias