Wellington Dias: 'Não é simples erradicar a miséria. É preciso investir muito na educação'
No seu primeiro discurso como senador, Wellington Dias (PT-PI) comentou nesta quinta-feira (3) a decisão da presidente Dilma Rousseff de dar prioridade à erradicação da miséria do país e alertou não ser "tão simples assim" cumprir essa meta. Disse que a experiência que adquiriu nos 8 anos que governou o Piauí mostra que o caminho é difícil, sendo exigido muito investimento em educação de jovens e apoio aos mais idosos.
Wellington Dias informou ter investido o máximo em educação e, mesmo assim, o Piauí continua com uma "fatia considerável" da população na miséria.
- A pobreza é algo mais terrível que imaginamos. Muitas vezes as pessoas não saem da miséria não apenas pela falta de oportunidades. Ao governo, não basta só ter dinheiro, ter instrumentos - disse.
O ex-governador piauiense disse que conseguiu reduzir o percentual de analfabetos (maiores de 15 anos) de 32% para 19,2% nos oito anos de sua administração. Reafirmou que a educação é base da melhoria de uma população e sustentou a idéia de que "questões naturais", como chuvas irregulares, "não têm nada a ver com pobreza".
- Posso dizer com orgulho que o Piauí não é mais o estado mais pobre do Brasil. Avançamos muito na educação e, por isso, foi o estado que, proporcionalmente, não só reduziu o número de analfabetos, mas o que mais trabalhou no ensino profissionalizante, o que mais cresceu em matrículas e vagas no ensino pré-escolar, no ensino fundamental. 98,5% das pessoas em idade escolar estão no ensino fundamental. O que mais cresceu foi o ensino médio - afirmou Wellington Dias.
O senador piauiense foi cumprimentado pelas senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
03/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias: é preciso vencer o preconceito com relação à síndrome de Down
Meta principal do Brasil Carinhoso é acabar com a miséria, diz Wellington Dias
Wellington Dias comemora iniciativa para acabar com a miséria no país
Wellington Dias avalia positivamente ações para a erradicação da miséria no país
Plano para erradicar miséria até 2014
CCJ VAI EXAMINAR FUNDO PROPOSTO POR ACM PARA ERRADICAR MISÉRIA