Wellington Dias pede que Senado aprove empréstimo para o Piauí



O senador Wellington Dias (PT-PI) pediu em Plenário nesta terça-feira (11) que o Senado autorize a contratação  de empréstimo pelo governo do Piauí com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com o avalo do governo federal, para investimentos no Programa de Desenvolvimento Sustentável no Semiárido. A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira e tem requerimento de urgência para ser votado ainda nesta terça-feira pelo Plenário.

No valor de até US$ 12,77 milhões de direitos especiais de saque (SDR), o contrato deve beneficiar 22 mil pequenos agricultores com financiamento direto a atividades que incluem artesanato e outros pequenos negócios rurais.

Royalties

Wellington Dias destacou também as tratativas entre governadores e parlamentares, ao longo dos últimos dias, para se chegar a um entendimento sobre a partilha dos royalties de petróleo entre as unidades da federação. O veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional seria apreciado nesta terça-feira, mas, por acordo, foi adiado para quarta (12).

- Devo reconhecer que percebo boa vontade para este entendimento por parte do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e sua bancada, por parte do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e sua bancada, mas como a gente acabou de ouvir em outros pronunciamentos, a bancada do Rio de Janeiro insiste numa tese insustentável – disse.

O senador ressaltou que a bancada do Rio de Janeiro citou declarações de especialistas em petróleo, alertando que, se o veto ao projeto for derrubado, o Brasil será o único país do mundo a não premiar os estados produtores. A questão, rebateu, é que Rio de Janeiro e Espírito Santo não seriam estados produtores, uma vez que o petróleo explorado em suas regiões estaria a 370 quilômetros da costa do estado, em mar continental, que é de propriedade da União. E, de acordo com a Constituição e com a Convenção dos Direitos do Mar, assinada na Jamaica em 1982, o petróleo explorado em plataformas continentais pertencem à União. Aos estados pertence apenas aquele explorado em seus territórios.

Para o senador, se não houver entendimento sobre a questão, o Congresso deve apreciar o veto e decidir, no voto, se muda ou não as regras de partilha dos royalties. A sessão está marcada para 12h30.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse entender que a questão dos royalties precisa ser definida de uma vez por todas, o mais rápido possível. Mário Couto (PSDB-PA) também concordou que é preciso apreciar o veto com urgência e apostou em sua derrubada pelo Congresso Nacional.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS PEDE À CAE QUE NÃO APROVE EMPRÉSTIMO SEM DOCUMENTAÇÃO

Wellington Dias pede apoio para apicultura do semiárido do Piauí

Wellington Dias pede flexibilização de preço de hidrelétricas no Piauí

Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí

Wellington Dias pede ao governo reconhecimento das perdas de pequenos agricultores do Piauí

Wellington Dias destaca importância da Transnordestina para o Piauí