Wellington Dias registra entrega de máquinas a municípios piauienses



O senador Wellington Dias (PT-PI) registrou, nesta terça-feira (11), sua participação na solenidade de entrega de máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras para municípios piauienses e destacou a importância desses equipamentos, entregues por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no atendimento ao homem do campo.

De acordo com o senador, o maquinário dará condições de serem realizadas, de forma descentralizada, atividades demandadas pela população, entre elas, a construção e manutenção de estradas vicinais e a execução de obras hídricas, como tanques-redes para criação de peixes, pequenas barragens e pequenas cisternas.

- Vamos alcançar os 224 municípios equipados, para garantir um atendimento descentralizado. No meu estado, faltam apenas oito municípios para completar o atendimento com a motoniveladora e algo em torno de quarenta e poucos municípios para que todos estejam atendidos com a retroescavadeira – comemorou.

Wellington Dias ressaltou a importância de as prefeituras contarem com capital financeiro para fazerem os equipamentos recebidos funcionarem e, nesse sentido, considerou imprescindível o repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário para os Incras estaduais permitindo que eles comprem serviços dos municípios.

- Esses, por sua vez, passam a ter condições de adquirir o combustível, pagar os maquinistas e garantir com isso, a partir da melhoria das estradas para os assentamentos, a integração da zona rural com a sede de cada município. Isso é algo que considero fundamental e importante para o desenvolvimento – afirmou.

O senador ainda mencionou a necessidade de avanços na concessão de títulos da dívida agrária. Para ele, o governo, quando faz um decreto de desapropriação, deveria pagar o proprietário à vista porque teria condições de uma compra mais barata e evitaria conflitos que são causados, muitas vezes, pela forma do pagamento.

Bolsa Família

Wellington Dias comentou os relatórios divulgados pela Controladoria Geral da União (CGU) em relação ao Bolsa Família afirmando que existe um grande preconceito em relação ao programa. De acordo com o senador, o relatório aponta cadastro irregular de 700 famílias no programa, número que ele considera pequeno no meio de um universo de 13 milhões de famílias atendidas pelo programa.

- O que quero louvar aqui são os 12,999,300 milhões que estão ok. Ou seja, você vai ressaltar, de um lado, repito aqui, 12 milhões. Se são 13 milhões de atendimentos, estamos falando de apenas 700 casos que o próprio governo federal, através da CGU, fiscalizou – disse.

O senador lamentou o uso dessa situação como pretexto para algumas pessoas pedirem o fim do Programa Bolsa-Família e afirmou que o lado bom e eficiente do programa precisa ser considerado.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que ninguém, em sã consciência, é contra um programa que vem diminuir a pobreza, mas lamentou o uso eleitoreiro do Bolsa Família.

- Quer dizer, usar recursos, transferir recursos para os mais necessitados é importante; agora, não dá para tratar esses brasileiros como se fossem reduto eleitoral, o curral de antigamente – disse.



11/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma entrega máquinas a 209 municípios mineiros

Dilma entrega máquinas para mais 118 municípios do RS

Governo entrega máquinas do PAC 2 a municípios de seis estados nesta sexta (24)

Wellington Dias registra os 191 anos da Batalha do Jenipapo

Wellington Dias registra homenagem a petista histórico do Piauí

Wellington Dias registra realização do Fórum Social Indígena