Wellington Dias registra os 191 anos da Batalha do Jenipapo



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12), o senador Wellington Dias (PT-PI) informou que participará, na cidade piauiense de Campo Maior, das comemorações dos 191 anos da Batalha do Jenipapo. Ocorrida em 13 de março de 1823, a batalha foi o evento marcante da adesão do Piauí à independência do Brasil.

- Muita gente acha que bastou Dom Pedro I levantar a espada, gritar “Independência ou morte” e tudo ficou resolvido. Não é verdade. Na verdade, brasileiros, em várias partes do país, para que essa independência pudesse acontecer, deram a sua vida. A Batalha do Jenipapo culminou com a prisão do comandante português Fidié, que estava aqui para que a parte norte do Brasil permanecesse colônia de Portugal – afirmou.

A batalha

A Batalha do Jenipapo aconteceu às margens do Riacho Jenipapo, onde hoje fica o município de Campo Maior, envolvendo confronto entre partidários da independência do país e da resistência portuguesa. Vaqueiros e roceiros armados com espingardas, facões, machados, foices, espetos e até paus e pedras enfrentaram soldados bem armados e organizados, estes liderados pelo major João José da Cunha Fidié - veterano de guerras napoleônicas -, que queria manter a região sob o domínio dos portugueses e sufocar os movimentos pela independência do Brasil. Além da população do Piauí, maranhenses e cearenses participaram do confronto contra os partidários de Portugal.

Com uma grande baixa entre os brasileiros - há historiadores que falam em até 400 mortos -, as tropas portuguesas tiveram uma vitória aparente, mas perderam parte de seu arsenal. Foram obrigadas a acampar a um quilômetro de Campo Maior, na fazenda Tombador. Poucos dias depois, partiram no rumo do Estanhado, hoje União (PI), e daí passaram a aquartelar-se em Caxias (MA), onde foram cercadas e obrigadas a se render em 31 de julho de 1823.

Outros registros

Wellington Dias também registrou a comemoração dos 57 anos do município de Capitão de Campos (PI) nessa segunda-feira (10); disse que participará da inauguração de uma subestação de energia em Parnaíba e comemorou a aprovação, pelo Senado, de requerimento para a realização de sessão especial, em 20 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

- Agradeço ao presidente Renan e a todos os parlamentares pela aprovação dessa importante matéria e já faço, aqui da tribuna do Senado, este convite a todos os cientistas, técnicos, às pessoas que militam nessa área da pessoa com deficiência, especialmente na área da Síndrome de Down. Com certeza, teremos aqui a presença de muitas pessoas de todo o Brasil – afirmou.

O senador também prestou homenagem às mulheres brasileiras pela passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

- Parabéns pela luta diária, pelas conquistas e vitórias que transformam o nosso país em um lugar cada vez melhor, por causa de vocês, mulheres! – disse.

Petrobras

Wellington Dias afirmou ainda que a Petrobras atingiu o recorde de produção diária de petróleo nos campos operados no pré-sal: 412 mil barris com 21 poços. De acordo com o senador, a estatal teve lucro líquido em 2013 de R$ 23 bilhões, 11% superior a 2012.

- Aqui, escutamos discursos em que parece que o mundo vai acabar amanhã, e começa pela Petrobras, a empresa brasileira que nos orgulha. Lamento que, muitas vezes, esses discursos, essas formas como se colocam informações distorcidas levam – inclusive contra o interesse do nosso país – à desvalorização de ações, leva a uma criação de insegurança no mundo – observou.



12/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias quer que Batalha do Jenipapo seja comemorada nacionalmente

Benício Sampaio registra os 179 anos da Batalha do Jenipapo

Senado comemora 186 anos da Batalha do Jenipapo

Começa sessão especial de homenagem aos 186 anos da Batalha de Jenipapo

Mão Santa lembra os 187 anos da Batalha do Jenipapo e sua importância para a Independência

Mão Santa comemora 184 anos da Batalha de Jenipapo e cobra atenção às obras inacabadas do Piauí