Wilder Morais critica unificação da alíquotas do ICMS



O senador Wilder Morais (DEM-GO) criticou, nesta terça-feira (23), o substitutivo ao Projeto de Resolução do Senado 01/2013, que unifica as alíquotas de ICMS, apresentado nesta tarde na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Em pronunciamento em Plenário, o senador disse ser contrário à proposta, que, em sua opinião, representará um atraso no desenvolvimento das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e no Espírito Santo.

Wilder Morais explicou que a manutenção o ICMS diferenciado nos diversos estados do país é mais do que uma questão de crescimento para as regiões mais pobres: é uma questão de sobrevivência. O senador ressaltou o fato de que os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste não contam com infraestrutura nem mão de obra qualificada suficientes para atrair empresas. Assim, só os incentivos fiscais podem ajudá-los a se desenvolver.

Além disso, ele alertou que cerca de dois milhões de trabalhadores devem perder seus empregos em decorrência da medida.

- São dois milhões de pessoas que retornariam à romaria ao Sudeste e Sul do país atrás de melhores condições de vida – afirmou, citando poema do escritor nordestino Francisco Lopes, tratando do tema.

O senador registrou ainda que a proposta a ser votada nesta quarta-feira (24) pela CAE propõe a compensação das perdas dos estados por meio de um fundo de desenvolvimento regional. A iniciativa, no entanto, seria, em sua avaliação, “colocar o carro na frente dos bois”. Para o senador, o governo deveria primeiro investir em infraestrutura e qualificação profissional nas regiões afetadas para, só então, alterar as alíquotas do ICMS. Dessa forma, os estados passariam a ter condições semelhantes de atrair empresas para sua região. Em sua avaliação, aprovando o PRS 01/2013 da forma como está, o governo estaria invertendo esse processo.

- O fortalecimento das regiões só foi possível até hoje porque existe uma alíquota não-unificada de ICMS – afirmou o senador.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unificação de ICMS prejudica estados menos desenvolvidos, diz Wilder Morais

Secretário do Mato Grosso do Sul critica unificação de alíquotas de ICMS

Wilder Morais teme consequências da reforma do ICMS

Unificação das alíquotas interestaduais do ICMS gera polêmica

Unificação das alíquotas do ICMS só deve ser votada na próxima semana

Mantega admite prazo maior para unificação de alíquotas do ICMS