Wilson Santiago elogia ampliação do Fies anunciada por Dilma




O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) subiu à tribuna nesta quinta-feira (17) para elogiar a presidente Dilma Rousseff, que anunciou a ampliação do Fies - programa de financiamento estudantil que antes se restringia aos alunos do ensino superior. A presidente informou que o programa será estendido ao ensino técnico profissionalizante. Ela reiterou que a taxa de juros desses financiamentos é de 3,4% ao ano e frisou que será extinta a necessidade de fiador para os estudantes que comprovarem renda de até 1,5 salário mínimo.

- Parabéns à presidente Dilma, que merece os elogios desta Casa e, especialmente, os nossos, que representamos o Nordeste - declarou ele.

Segundo Wilson Santiago, foram assinados no ano passado mais de 60 mil contratos no âmbito do Fies, que resultaram em mais de R$ 2 bilhões em financiamentos. O parlamentar lembrou ainda que o programa vem sendo implementado há 12 anos.

Ao destacar a importância do financiamento aos alunos do ensino técnico profissionalizante, o senador afirmou que as medidas anunciadas vão estimular o aperfeiçoamento da mão de obra, "gerando muito mais empregos e atendendo às necessidades da maioria da população".

Wilson Santiago também disse não acreditar que os cortes anunciados pelo governo no Orçamento - no valor total de R$ 50 bilhões - irão prejudicar o Fies. Ele argumentou que "a presidente não iria anunciar e até determinar a expansão de um programa tão significativo para os estudantes pobres do Brasil inteiro e, logo em seguida, anunciar um corte que prejudicaria esse programa".



17/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago elogia cem primeiros dias do governo Dilma Rousseff

Wilson Santiago elogia determinações da presidente Dilma Rousseff a seus auxiliares

Wilson Santiago manifesta apoio à presidente Dilma elogia programas sociais do governo

Wilson Santiago comemora diminuição da miséria e elogia programa lançado por Dilma Rousseff

Wilson Santiago comemora ampliação da rede federal de educação profissionalizante

Wilson Santiago defende ampliação de creches e pré-escolas nas regiões pobres