Wilson Santiago pede investimentos em produção de biodiesel na Paraíba




O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) enalteceu nesta segunda-feira (2) o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e fez um apelo para que o programa da Petrobras Biocombustíveis (PBio) faça investimentos na Paraíba. Ele disse que o PNPB tem se revelado uma alternativa de comprovada eficácia para suprir o mercado energético brasileiro e para fomentar o desenvolvimento regional com inclusão social.

- A produção de biocombustíveis, que incluem também o etanol, além de ter um impacto ambiental positivo, gera emprego e renda no campo. O programa atende também ao compromisso de promover o desenvolvimento regional, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, de forma a evitar a concentração da produção nas áreas de maior consumo - assinalou, observando que o programa incentiva a agricultura familiar, ajudando a população rural a permanecer no campo.

Citando uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, Santiago disse que mais de 100 mil famílias nordestinas lucram com a produção de oleaginosas que serão utilizadas para fazer o biodiesel. Ele assinalou que dessas 100 mil famílias o PNPB atende mais de 50% por meio de contratos que deram estabilidade e confiança ao agricultor.

- Um pequeno agricultor residente no município pernambucano de Alagoinha, que plantava mamona em cinco hectares de terra arrendada, registrou produtividade recorde ao colher 1.480 quilos por hectare na safra 2010, quando a média de colheita naquele estado é de 700 quilos por hectare. Ele também deu seu depoimento ao Estado de São Paulo: "com o dinheiro que recebi da Petrobras pela venda da primeira safra, comprei dez hectares. Agora vou plantar no que é meu" - relatou.



02/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago presta conta de ações a favor da Paraíba

Wilson Santiago apela por quebra de monopólio de empresas aéreas da Paraíba

Wilson Santiago pede fortalecimento do SUS

Wilson Santiago pede fortalecimento da Defensoria Pública

Wilson Santiago pede fortalecimento da defensoria pública

Wilson Santiago pede zona franca no semiárido