Wilson Santiago pede zona franca no semiárido
Para resolver o problema de falta de oportunidade no semiárido, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) disse que apresentou, com apoio de mais de 40 senadores, proposta de emenda à Constituição (PEC) criando a zona franca do semiárido. Essa iniciativa, segundo ele, teria para o semiárido o mesmo impacto econômico e social que o pólo industrial significou para Manaus e a Região Norte.
A PEC 18/2011 de sua autoria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda a designação de relator.
Ainda em seu pronunciamento, nesta sexta-feira (3), Wilson Santiago aplaudiu o lançamento do programa "Brasil sem Miséria", mas defendeu, como continuidade da iniciativa governamental, a inserção econômica da população assistida. Depois de observar que 59% da miséria se concentram no Nordeste, o parlamentar disse que a situação é ainda mais difícil no semiárido, onde vivem 15 milhões dos quase 40 milhões de nordestinos.
O parlamentar aplaudiu os esforços do governo no sentido de proporcionar, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), educação profissionalizante aos assistidos pelo Bolsa Família, mas pediu investimento para manter essas pessoas na região.
- Saem do Bolsa Família, saem do combate à pobreza com o apoio do Pronatec, de um curso profissionalizante, mas vão trabalhar onde? Vão para o Sul, como está ocorrendo. Ônibus lotados levam diariamente trabalhadores para o Sul ou para o Sudeste, onde se tem emprego - disse.
03/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wilson Santiago quer criar Zona Franca do semi-árido nordestino
Wilson Santiago apresenta objetivos da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido
Wilson Santiago pede fortalecimento do SUS
Wilson Santiago pede fortalecimento da Defensoria Pública
Wilson Santiago pede fortalecimento da defensoria pública
Wilson Santiago pede aprovação rápida do Estatuto da Juventude