Zambiasi anuncia projeto que aumenta prazo do recebimento de auxílio-doença para tratamento de usuários de drogas



O senador Sérgio Zambiasi (PT-RS) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (21), a apresentação de projeto de lei (PLS 202/09) com o objetivo de estender o prazo de internação de dependentes químicos, com cobertura do auxílio-doença, por tempo suficiente para a sua recuperação completa.

De acordo com Zambiasi, atualmente os peritos da Previdência Social tendem a suspender o benefício do auxílio-doença tão logo percebem uma melhora física dos usuários de drogas, que na maioria das vezes não implica na libertação do vício.

- Ao perceberem, depois de um certo período de tratamento, a visível melhora na aparência física do usuário de drogas, [os peritos] simplesmente indeferem a prorrogação do benefício, por julgarem o indivíduo curado e apto para retornar ao trabalho. É uma temeridade, pois, em muitos casos, o indivíduo acaba retornando ao vício por não concluir adequadamente um tratamento para a sua dependência - explicou.

O projeto acrescenta dispositivo à Lei nº 8.213/91 para estabelecer a revisão de ofício da decisão do perito médico da Previdência Social que opinar pela cessação do auxílio-doença do dependente químico antes do final do seu tratamento.

Zambiasi mencionou ainda outros dois projetos seus que propõem medidas de combate a drogas. Na avaliação do senador, suas três propostas oferecem soluções para as três vertentes do problema das drogas no país: a prevenção, a repressão e o tratamento. O PLS 187/09, aumenta o rigor na punição do crime de tráfico de entorpecentes cujos efeitos sejam mais graves para a saúde. Já o PL3640/08, em tramitação na Câmara dos Deputados, permite que a União celebre convênios, não só com os estados, mas diretamente com municípios, com o objetivo de prevenir o uso de drogas. O texto também dispensa maior atenção à reinserção social de usuários e dependentes de tóxicos.

Em aparte, Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu a Zambiasi liderar uma vigília no Senado Federal com o objetivo de discutir o tema.



21/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Salvador ganha centro de tratamento para usuários de drogas

São Paulo terá mais leitos para tratamento de usuários de drogas

Zambiasi propõe isenção do imposto de renda para servidor licenciado para tratamento de doença grave

Aprovado projeto que fixa teto para o auxílio-doença

Segue para Câmara projeto que muda nome do auxílio-doença

Bens de traficantes podem custear tratamento de usuários de drogas