Zambiasi anuncia que governo federal ajudará o Rio Grande do Sul



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) informou que o governo federal sinalizou, nesta quinta-feira (22), com a possibilidade de ajuda ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma crise financeira. O senador participou, pela manhã, de reunião da bancada gaúcha com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, da qual participaram ainda a governadora Yeda Crusius e o secretário de Fazenda do Rio Grande do Sul, Aod Cunha, para debater a situação do estado.

Na avaliação de Zambiasi, é hora de a União solidarizar-se com o Rio Grande do Sul, que, em outras épocas quando o governo federal não dispunha de recursos, investiu com verbas próprias em rodovias federais. O senador estimou que o governo estadual gastou mais de R$ 1 bilhão em estradas federais além de ter alocado recursos na compra de terras para a reforma agrária e no pólo petroquímico. O estado, afirmou o senador, nunca foi ressarcido por ter despendido estas quantias.

- Colocamos para o ministro Guido Mantega todas as dificuldades que o estado está enfrentado. Saímos da reunião com uma expectativa positiva de que estamos caminhando para uma perspectiva de solução - informou o senador.

Zambiasi informou que, inicialmente, os parlamentares gaúchos e a governadora pediram ajuda ao governo federal para solucionar os problemas mais críticos, como a dificuldade do governo estadual para pagar o 13º salário dos servidores. O senador tranqüilizou os funcionários públicos, que estão correndo o risco de não receber o 13º no prazo legal.

Também participaram da reunião no Ministério da Fazenda os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS), o coordenador da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), o vice-líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes (PP-RS).

O senador Romeu Tuma (DEM-SP), que presidia a sessão, solidarizou-se com a luta dos gaúchos.

Veto

Sérgio Zambiasi também lamentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha vetado integralmente a lei aprovada pelo Congresso regulamentando a profissão de supervisor educacional. O senador disse que, apesar de a matéria ter tramitado durante sete anos na Câmara e no Senado, os articuladores políticos do governo não trabalharam para impedir sua aprovação.

- Não nego o direito ao veto em hipótese alguma, é legal e constitucional, mas é inadmissível que esperem um projeto ser aprovado nas duas Casas do Congresso para só então ser submetida à apreciação do presidente. Além de solidarizar-me com os supervisores educacionais, vou aguardar o momento da discussão do veto para trabalhar no sentido de que ele seja derrubado - antecipou Zambiasi.



22/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi pede ajuda federal para atingidos pela seca no Rio Grande do Sul

Parlamento do Mercosul ajudará a superar crises, aposta Zambiasi

Zambiasi anuncia que governo isentará impressoras braile de IPI

Governo Federal recepciona médicos no Rio Grande do Sul

Zambiasi diz que governo federal garante 'Rodovia do Parque' e outra ponte para Porto Alegre

INQUÉRITO DA POLÍCIA FEDERAL AJUDARÁ TRABALHO DA CPI DOS BANCOS, DIZ BARBALHO