Zambiasi apresenta ao Plenário grupo de parlamentares franceses em visita ao Brasil



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) apresentou aos colegas, em Plenário, o Grupo de Amizade França-Brasil da Assembleia Geral da França que se encontra em visita ao país e ao Senado. Zambiasi citou os parlamentares franceses nominalmente, entre os quais o presidente do partido União por um Movimento Popular (UMP), Jean-Cleaude Lenouir.

- Quando olhamos para o Brasil em sua dimensão continental nem sempre nos damos conta de que faz fronteira com a Europa, via Guiana Francesa - disse Zambiasi, referindo-se àquele território ultramerino da França.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio, que já seguiu carreira diplomática, cumprimentou "de maneira efusiva" os parlamentares franceses desejando-lhes, em nome do seu partido, "a melhor estada" no país. O senador recordou ter morado na França por duas ocasiões, onde estudou na Escola de Altos Estudos Sociais de Paris e disse estar familiarizado com a vida, a cultura e o cinema francês.

O parlamentar elogiou a escolha da Amazônia e da capital do seu estado, Manaus, como parte do roteiro da visita, dizendo que "é bom para qualquer cidadão do mundo" conhecer a região.

Aniversário de Brasília

O senador Mão Santa, na presidência dos trabalhos da sessão plenária, disse que na data em que Brasília comemora 50 anos - 21 de abril - é oportuno recordar que o presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela construção da capital, complementou seus estudos em Medicina em Paris, tendo frequentado o Serviço de Urologia do professor Maurice Chevassu, em 1930.

Mão Santa assinalou, ainda, que as relações Brasil-França "são extraordinárias".



20/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM RECEBE PARLAMENTARES DO GRUPO BRASIL-ROMÊNIA

Parlamentares franceses visitam o Senado

Comissão do Mercosul recebe parlamentares franceses

Cooperação é tema de visita de senadores franceses

CCT recebe parlamentares franceses e discute cooperação aeroespacial

Transferência de tecnologia na área de defesa tem apoio de parlamentares franceses