Zambiasi comemora os 50 anos da imigração japonesa no Rio Grande do Sul
Em pronunciamento em Plenário, nesta quarta-feira (16), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) comemorou o cinqüentenário da imigração japonesa no Rio Grande do Sul. Após fazer uma retrospectiva do processo de estabelecimento dos japoneses no Brasil, iniciado em agosto de 1956, com a chegada de dois mil imigrantes, Zambiasi destacou o padrão de excelência da cultura nipônica em diversos setores, tais como o industrial, o comercial e o agrícola.
- Pelos sítios e chácaras espalhados em regiões do nosso Estado, muitas famílias (de imigrantes japoneses) produzem o que há de melhor para a mesa dos gaúchos. Hortaliças, frutas, legumes e verduras de padrão internacional, além da sensibilidade empregada no cultivo das flores que decoram e embelezam, para a alegria dos nossos sentidos e nossos corações - disse.
Em seu pronunciamento, Zambiasi enalteceu ainda o status do idoso na cultura japonesa, cuja experiência de vida, destacou o senador, é valorizada de maneira sem similar no mundo ocidental. Ele considerou também motivo de orgulho para os descendentes o fato de o Japão proteger e priorizar a família em suas políticas públicas, mantendo 100% das crianças e adolescentes na escola.
- Um país que reconhece a educação como uma poderosa usina geradora de força nacional, afastando seu povo da escravidão, da ignorância e da miséria- elogiou.
16/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos comemora 100 anos de imigração japonesa ao Brasil
Zambiasi comemora 90 anos do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul
Espaço Cultural CPTM comemora o centenário da imigração japonesa
Cem anos da imigração japonesa: influência na agricultura
Bosque vai marcar 100 anos da imigração japonesa
Museu de Pesca e Imigração Japonesa: 100 anos de história