Jayme Campos comemora 100 anos de imigração japonesa ao Brasil



O senador Jayme Campos (DEM-MT) prestou, nesta quinta-feira (19), homenagem à colônia japonesa pelo transcurso dos 100 anos da imigração nipônica. O parlamentar lembrou a chegada das primeiras famílias de imigrantes, no começo do século passado, a bordo do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, e ressaltou "a grande contribuição cultural e econômica trazida ao país pelo povo japonês".

Jayme Campos referiu-se principalmente à integração dos japoneses ao trabalho na agricultura no estado de São Paulo, onde cerca de 10 mil imigrantes participaram ativamente do crescimento da lavoura do café, tornando o Brasil um dos expoentes na produção e exportação do grão e produtos derivados.

Em reconhecimento e gratidão ao povo japonês que fincou raízes no Brasil, o senador pelo Mato Grosso lembrou que o país hoje reúne a maior comunidade nipônica fora do Japão.

- Hoje, mais ou menos 60% dos japoneses confessam crença na fé cristã, fato que demonstra a sua total integração e identidade com o país - disse.

Na homenagem aos japoneses, o senador fez ainda referência aos imigrantes que se instalaram no começo do século passado no estado de Mato Grosso. Ele lembrou que a colônia local radicou-se, principalmente, em área hoje compreendida entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



19/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi comemora os 50 anos da imigração japonesa no Rio Grande do Sul

Espaço Cultural CPTM comemora o centenário da imigração japonesa

Cem anos da imigração japonesa: influência na agricultura

Bosque vai marcar 100 anos da imigração japonesa

Museu de Pesca e Imigração Japonesa: 100 anos de história

Bonecos gigantes homenageiam 100 anos da imigração japonesa