Zambiasi diz que Rio Grande do Sul enfrenta "seca devastadora"



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) afirmou nesta terça-feira (12) que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma "seca devastadora" desde o final do ano passado, que já ocasionou prejuízos significativos ao estado e sua população. Ele informou ter participado de reunião com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que anunciou a edição, pelo governo, de uma medida provisória nos próximos dias para ajudar os atingidos pela seca. Zambiasi disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o Rio Grande do Sul em breve, para conferir a situação.

Zambiasi informou que justamente nesta quarta-feira começou a chover no Rio Grande do Sul, depois de meses de falta de chuvas. O senador disse que a previsão é de que chova durante dois ou três dias, mas observou que essas chuvas serão insuficientes.

- Os efeitos desta seca são devastadores. Esta seca já se fazia sentir em novembro no Uruguai e na Argentina e atravessou a fronteira de forma devastadora - afirmou.

Zambiasi informou que 219 municípios do Rio Grande do Sul já estão em situação de emergência e os prejuízos já apareceram: diminuição de 60% na produção leiteira do estado; quedas nas produções de soja (35%), milho (40%), frutas (50%) e vários outros produtos alimentícios.

- Isto é o dramático do processo: uma enorme perda na produção de alimentos de subsistência, o que pode provocar migrações de pequenos agricultores que, já desanimados e já sem ter praticamente outros valores, acabam, muitas vezes, abandonando suas pequenas propriedades e avançando para cidades-pólo - disse.

O senador pediu medidas urgentes por parte do governo federal para ajudar os produtores rurais que tiveram sérios prejuízos com a estiagem e sugeriu que o governo anistie dívidas de pequenos proprietários de terras (até 100 hectares). Ele sugeriu ainda que o governo crie o programa Água para Todos, inspirado no programa Luz para Todos.

- Que tenhamos água para todos; instrumentos sociais para que essas famílias não sejam expulsas de suas regiões, migrando para outros centros e aumentando, muitas vezes, os problemas sociais das cidades-pólos - afirmou.

Em apartes, os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Renato Casagrande (PSB-ES) comentaram e elogiaram o pronunciamento do colega.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi pede ajuda federal para atingidos pela seca no Rio Grande do Sul

Mais rígida, lei seca enfrenta tradição brasileira de beber e dirigir

Governo do Rio Grande do Sul enfrenta grave crise financeira, avisa Simon

Zambiasi pede recursos para municípios gaúchos que sofrem com a seca

Zambiasi recebe relatório dos municípios atingidos pela seca no Estado

Zambiasi reafirma parceria da Assembléia para buscar soluções na questão da seca