Zambiasi pede recursos para municípios gaúchos que sofrem com a seca



Em nome da liderança do PTB, o senador Sérgio Zambiasi (RS) pediu nesta quinta-feira (25) a liberação de recursos emergenciais para socorrer os 211 municípios do Rio Grande do Sul que sofrem com a estiagem desde janeiro. O senador informou que alguns municípios registram queda de 70% na safra de soja deste ano, 65% no plantio de milho e 80% da produção de pescados e crustáceos. Zambiasi citou dados da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, segundo os quais cerca de 150 mil produtores podem perder tudo se o poder público não agir rapidamente.

Dentre as reivindicações da federação está o parcelamento, prorrogação e anistia de dívidas dos produtores rurais gaúchos; a liberação de recursos para a construção de redes de água, abertura de poços artesianos e compra de máquinas para a construção de açudes e barragens; e a elaboração de um programa de irrigação para as regiões atingidas pela seca. Além das ações emergenciais, disse o senador, o estado, caracterizado pelo agronegócio, precisa de uma política agrícola definida. Ele ressaltou que é uma questão de estratégia econômica e social a elaboração de um programa permanente para regiões constantemente atingidas por acidentes climáticos.

Zambiasi hipotecou ainda seu apoio ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e disse os produtores estavam solidários com suas ações.



25/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi empossa comissão que irá reorganizar municípios gaúchos

Zambiasi pede permissão especial para gaúchos plantarem transgênicos

Cerca de 70% dos municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da seca

Zambiasi pede ajuda federal para atingidos pela seca no Rio Grande do Sul

Zambiasi recebe relatório dos municípios atingidos pela seca no Estado

Paim pede ajuda federal para municípios gaúchos atingidos por tempestade de granizo