Zambiasi pede permissão especial para gaúchos plantarem transgênicos



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pediu nesta terça-feira (2) que o plantio de sementes transgênicas seja liberado no estado do Rio Grande do Sul, mesmo com a exigência de rotulagem dos produtos. Ao anunciar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado, na sexta-feira (5), ele manifestou esperança de que ele dê uma notícia favorável sobre o assunto.

Segundo Zambiasi, apesar da safra recorde de grãos, os produtores gaúchos estão muito preocupados com o assunto, uma vez que a utilização de sementes transgênicas domina a quase totalidade das zonas agrícolas do estado. A utilização da semente tradicional de soja é praticamente inexistente, uma vez que o plantio dos transgênicos é mais barato e a lavoura rende muito mais, afirmou.

O senador observou que, nas lavouras que já utilizam os transgênicos há anos, não existe qualquer evidência de danos ao meio ambiente. Ao contrário, a redução no uso de pesticidas e agrotóxicos tem tido efeito benéfico nos rios, que voltaram a ser piscosos, assinalou o senador.

Para Zambiasi, a permissão para plantio dos transgênicos poderia ser dada emergencialmente para a safra 2003/2004, enquanto o governo prepararia estudos e uma regulamentação definitiva sobre o assunto.

Em relação às atividades pecuárias, Zambiasi afirmou que o rebanho do estado apresenta alta qualidade e ótima genética, sendo a Região Sul considerada oficialmente livre de febre aftosa, fato que facilita a mobilidade do gado entre os estados e, sobretudo, as exportações para os países da União Européia.



02/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi pede recursos para municípios gaúchos que sofrem com a seca

Zambiasi lamenta morte de radialistas gaúchos

Zambiasi lamenta morte de radialistas gaúchos

Os Gaúchos e o Rio Grande/Entrevista Sérgio Zambiasi

Postal e Zambiasi recebem apicultores gaúchos

Zambiasi empossa comissão que irá reorganizar municípios gaúchos