Zambiasi preside lançamento de livro de Borges de Medeiros



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) presidiu nesta quarta-feira (10), na Biblioteca do Senado, o relançamento do livro O Poder Moderador na República Presidencial, de Borges de Medeiros, com prefácios do ex-senador Paulo Brossard e do conselheiro Victor Faccioni, presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.

Governador gaúcho por cinco vezes, Borges de Medeiros escreveu a obra em 1933 e esta é a terceira edição, trazida a público pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em convênio com a Editora da Universidade de Caxias do Sul. Participaram da solenidade, além de Zambiasi e Victor Faccioni, os deputados Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e José Carlos Aleluia (PFL-BA), o ministro Edson Vidigal, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, e outras autoridades.

A apresentação do livro é do senador Sérgio Zambiasi, para quem os ensinamentos dessa obra -rara e especial- continuam tão vivos quanto na época em que foram escritos, há 70 anos. De acordo com o parlamentar, o autor do livro influenciou gerações de políticos e a própria vida do povo com suas atitudes, determinação e coragem, -deixando marcas profundas no jeito de ser dos homens públicos de hoje-.

Para o conselheiro Victor Faccioni, a obra contribui para o atual debate sobre reforma política.

- Estou convicto de que a obra vai permitir que outras lideranças possam conhecer e avaliar a importância das idéias de Borges de Medeiros, formando uma grande corrente positiva para incrementar as reformas mais adequadas ao aperfeiçoamento de nossa jovem democracia.

Em seu prefácio, o ex-senador Paulo Brossard, que não pôde comparecer à cerimônia, relata que Borges de Medeiros morreu em 1963 e que, na missa de corpo presente, o cardeal dom Vicente Scherer disse que o ex-governador descera as escadas do palácio do governo de mãos e bolsos vazios. Na opinião de Brossard, -a probidade talvez tenha sido o traço definitivo que a imaginação popular guardou de Antonio Augusto Borges de Medeiros-.

O livro foi editado pela primeira vez pelo Diário de Pernambuco, numa época em que Borges de Medeiros encontrava-se em Recife, desterrado pelo governo de Getúlio Vargas, por sua posição contrária às orientações federais daquela época.



10/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim preside lançamento de livro sobre Brizola

Alckmin preside lançamento do projeto Universidade Cidadã

Alckmin preside lançamento do projeto Universidade Cidadã

Alckmin preside lançamento do projeto Universidade Cidadã

Zambiasi preside reunião histórica do Mercosul

Zambiasi preside posse de conselheiros da ADJORI