Zambiasi quer que Dia da Consciência Negra seja feriado nacional



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) prestou uma homenagem aos afro-descendentes pelo transcurso do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e pediu que a data seja considerada feriado nacional, com sua inclusão no calendário oficial. A oficialização da data, afirmou o senador, seria um reconhecimento formal, por parte do Estado brasileiro, da importância da reparação dos efeitos da escravidão e da discriminação, considerados, conforme lembrou, crimes contra a humanidade.

Zabiazzi manifestou o seu desejo de que a data seja um marco na luta dos negros pelo resgate de sua verdadeira história, construída por homens como Zumbi, um dos líderes da rebelião dos escravos no Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zambiazi citou também João Cândido, o Almirante Negro, que liderou, em 1910, o levante armado dos marujos contra o uso de castigos físicos na Marinha brasileira e Manoel Padeiro, ou Manoel Mina, considerado o Zumbi gaúcho, que liderou o mais importante quilombo do Rio Grande do Sul, localizado na Serra dos Tapes. Ele também homenageou os lanceiros negros, guerreiros que lutaram ao lado dos Farrapos, no Rio Grande do Sul.

O senador citou a presidente da organização de mulheres negras Fala Preta, Edna Roland, para quem o Estado brasileiro deveria pedir desculpas formais aos afro-descendentes, em um ato solene em que seria anunciado um conjunto de medidas reparatórias aos anos de escravidão.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia da Consciência Negra poderá ser feriado nacional

Vai a Plenário projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional

Presidente da Frente pela Igualdade Racial sugere feriado nacional no Dia da Consciência Negra

Metrô tem operação especial no feriado da Consciência Negra

Feriado: Confira o que abre e fecha no "Dia da Consciência Negra"

Feriado: Confira o que abre e fecha no "Dia da Consciência Negra"