Presidente da Frente pela Igualdade Racial sugere feriado nacional no Dia da Consciência Negra
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, deputado Carlos Santana (PT-RJ), encerrou sua participação no seminário O Negro na Independência do Brasil, nesta quarta-feira (3), sugerindo que o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, seja feriado nacional e não apenas em algumas cidades do país, como acontece hoje no Rio de Janeiro, São Paulo e Cuiabá.
Carlos Santana disse que o Brasil não teve uma plena abolição da escravatura, pois "não há liberdade sem reparações". O deputado lamentou que, além disso, a história não mencione a importância dos negros.
- Se todo mundo soubesse quem foi Zumbi dos Palmares, não haveria Caxias como patrono do Brasil - afirmou Carlos Santana.
Foi no dia 20 de novembro de 1695 que ocorreu a morte do líder de quilombo Zumbi dos Palmares. Por isso a data foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra.
O subsecretário de Planejamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Martvs Antônio Alves das Chagas, também participou do seminário, representando o ministro Edson Santos.
Martvs das Chagas defendeu as iniciativas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as políticas públicas do governo que contribuem para a inserção do negro nas universidades brasileiras. Entretanto, o subsecretário alertou para a importância da participação da sociedade nesse processo. Para fechar sua participação, relembrou o ativista negro e ex-senador Abdias Nascimento.
O evento fez parte das comemorações da Semana da Pátria, que precede o feriado da Independência do Brasil, neste domingo (7). Turmas de 6ª e 7ª série e de ensino acelerado do Centro Educacional 1 do Guará assistiram ao seminário. A escola ganhou um exemplar do livro Da Senzala à Unidade Racial - Uma abordagem da realidade racial no Brasil, de Gabriel Marques, para compor a biblioteca.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado apoiou o seminário em parceria com a Câmara dos Deputados, o governo do Distrito Federal (GDF) e entidades ligadas aos direitos humanos, que também participaram do evento por meio de seus representantes.
03/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dia da Consciência Negra traz reflexões sobre a igualdade racial no Brasil
Dia da Consciência Negra poderá ser feriado nacional
Zambiasi quer que Dia da Consciência Negra seja feriado nacional
Vai a Plenário projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional
Ana Rita lembra Dia da Consciência Negra pedindo mais justiça e igualdade
Metrô tem operação especial no feriado da Consciência Negra