Zambiasi registra dia da saúde bucal e pede políticas para a área
Ao registrar o dia do cirurgião-dentista e da saúde bucal, transcorrido no último 25 de outubro, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pediu ao governo políticas públicas para a área, pois apesar de o país ter grande número de dentistas, cerca de 30 milhões de brasileiros nunca recorreram ao serviço dos profissionais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para Zambiasi, os altos custos dos tratamentos dentários recomendam o reforço e o inventivo a campanhas de prevenção de cárie infantil e de fluoretação da água consumida pela população. Os estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte não contam com adição de flúor à água, o que abrange em torno de 70 milhões de pessoas, afirmou.
Ao saudar todos os profissionais da área, o senador homenageou o Conselho Federal de Odontologia pela atuação no programa Saúde na Família, que amplia o alcance do tratamento dentário na população. Ele mencionou também o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, cuja atuação, a seu ver, é uma das bases para que o estado tenha um dos melhores índices de saúde do país.
28/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovados projetos de Zambiasi para área da saúde
Maria do Carmo pede sanção de Dia da Saúde Bucal
Vaga disponível para professor doutor na área de Psicologia e Políticas Públicas em Saúde
Tasso critica nomeações políticas, principalmente na área da saúde
Saúde libera mais R$ 2,2 milhões para saúde bucal em 14 estados
Saúde: Secretaria abre inscrições para capacitação e treinamento gratuitos sobre saúde bucal