Aprovados projetos de Zambiasi para área da saúde
A Assembléia aprovou hoje, por unanimidade, o projeto do líder da bancada do PTB, Sérgio Zambiasi, que autoriza o Estado a locar leitos para crianças em centros de tratamento intensivo de hospitais públicos do Estado, sempre que houver falta de vagas na rede pública e conveniada.
"Esta é uma alternativa de caráter emergencial e temporária para minimizar a grave situação da saúde do nosso Estado", justificou o parlamentar. Ele argumentou que é necessário "garantir à população infantil o direito de prioridade no atendimento médico".
Também de autoria de Zambiasi, foi aprovado o projeto que prevê que a inclusão do atendimento domiciliar entre suas prioridades do SUS. Na prática, explica o deputado, a iniciativa beneficiará "aqueles pacientes que estão hospitalizados, mas que podem ser tratados em seus domicílios". Conforme o projeto, o atendimento deverá ser prescrito pelo médico assistente, e não acarretará despesas maiores do que aquelas decorrentes do atendimento padrão oferecido pelo hospital.
Na justificativa, o deputado Zambiasi lembra que "é fato público a superlotação dos hospitais, em especial das unidades de tratamento intensivo e, além disso, a política de saúde tem se mostrado ineficiente para satisfazer a demanda de atendimento médico hospitalar". O deputado pretende evitar que, "ao contrário do que acontece, pacientes crônicos, que dependem de equipamentos disponíveis em estabelecimentos hospitalares permaneçam hospitalizados por tempo indeterminado".
12/13/2000
Artigos Relacionados
Zambiasi registra dia da saúde bucal e pede políticas para a área
Cinco projetos da área de tecnologia são aprovados dentro da Lei do Bem
Aprovados projetos para a segurança, saúde e créditos adicionais
Projetos para a área de saúde são maioria na pauta da CAS
Projetos para a área de saúde são analisados pela CAS
CAS aprova projetos na área de saúde e seguro-desemprego para pescador