Zambiasi relaciona estragos provocados por temporais à destruição do meio ambiente



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) relatou da tribuna, nesta quinta-feira (10), os estragos provocados pelos temporais que assolam a Região Sul. Somente nesta semana, no Rio Grande do Sul, segundo o parlamentar, o temporal danificou cerca de três mil residências, deixando milhares de pessoas desabrigadas e outros incontáveisprejuízos, levando vários municípios a decretar situação de emergência.

- A situação é realmente calamitosa e neste momento é urgente a ação imediata do governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil, para socorrer as milhares de pessoas que estão desabrigadas em função das chuvas - afirmou o senador gaúcho.

Zambiasi enalteceu a corrente de solidariedade que está sendo formada entre moradores das áreas atingidas para a reconstrução das casas destruídas. Destacou ainda a mobilização da bancada gaúcha no Congresso Nacional para definir ações junto ao governo no sentido de liberar recursos para socorrer as pessoas e cidades atingidas.

- Trata-se de um esforço coletivo, para que possamos ao menos minorar o sofrimento de pessoas que, em sua maioria, perderam tudo o que tinham devido a esse desastre natural - ressaltou.

Ele também anunciou que os temporais ocorridos nas últimas semanas devem continuar ainda pelos próximos dois meses e meio, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas.

Protocolo de Kyoto

A explicação para o aumento das chuvas e as mudanças climáticas, como um todo, segundo o parlamentar, está no desmatamento da Floresta Amazônica e na poluição. Para enfrentar esses problemas, Zambiasi lembrou do compromisso assumido em 2005 por 175 países, que assinaram o Protocolo de Kyoto, com o objetivoreduzir as emissões de gases até 2012.

- Mas alguns dos principais poluidores, como os Estados Unidos, não estão entre os signatários - lamentou o senador.

Zambiasi alertou aos colegas que o século 21 exigirá dos governantes atenção especial para as diversas questões ambientais e seus impactos sociais, econômicos e políticos, que poderão "gerar mais guerras do que as desencadeadas pela disputa pelo petróleo e pelas questões ideológicas".



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi alerta para os efeitos da destruição do meio ambiente

Vanessa Grazziotin descreve estragos provocados pelas cheias no Amazonas

Meio Ambiente: Secretário do Meio Ambiente anuncia Programa Estadual de Inspeção Veicular Ambiental

Meio Ambiente: Propostas do governo paulista são aprovadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente

Meio Ambiente: Secretaria do Meio Ambiente promove Oficina de Educação Ambiental em Atibaia para pro

Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza seminário sobre controle da poluição