Zambiasi sugere exigência de teste vocacional no Ensino Médio



Está pronto para ser examinado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que obriga o estudante de Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas, a realizar teste vocacional antes de disputar vaga num curso superior. Em defesa da mudança, o parlamentar alega que a troca de curso pelo jovem brasileiro, até o segundo ano da faculdade, pode chegar a 70% dos alunos. O texto (PLS 187/08), que será analisado em decisão terminativa pela CE, assegura a gratuidade desse teste aos alunos matriculados em escolas públicas.

Na justificação da iniciativa, Zambiasi alega que os estudantes de Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos do segundo grau) encontram-se em uma idade de incertezas e descobertas, visto serem adolescentes e jovens adultos cujas personalidades e visões de mundo apenas começam a consolidar-se. Ele afirma que muitos desses jovens ainda não trabalham, enquanto outros têm empregos não qualificados ou obtidos no mercado informal.

- A vocação profissional da maior parte desses estudantes é marcada por dúvidas e hesitações. Essa situação dificulta a busca de ofícios que possam adequar-se às inclinações e potencialidades de cada um. Ao mesmo tempo, leva um amplo contingente de estudantes a opções equivocadas no prosseguimento de seus estudos - diz o parlamentar na justificação do projeto.

Na opinião de Zambiasi, a pouca maturidade desses jovens submete-os a influências questionáveis de familiares e amigos, bem como a informações superficiais sobre as carreiras, o que resulta no conhecido fenômeno das sucessivas trocas de cursos no nível superior. Para o parlamentar, além de tumultuar a vida acadêmica dos estudantes, essa indecisão prejudica o planejamento das instituições de ensino e tira a vaga de outros candidatos, o que é particularmente grave na universidade pública, na qual a disputa pelo cursos costuma ser acirrada.

- A aplicação, em caráter obrigatório, de testes vocacionais aos alunos do Ensino Médio pode contribuir significativamente para modificar esse quadro, pois, de posse de dados mais consistentes sobre os diversos cursos e carreiras, bem como de informações sobre seus reais pendores, os estudantes ficarão mais capacitados a fazer suas escolhas - alega ainda o senador.

30/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi defende obrigatoriedade de teste vocacional no Ensino Médio

Oferta de orientação vocacional poderá ser obrigatória no ensino médio

Orientação vocacional pode ser incluída no currículo do ensino médio

Projeto torna orientação vocacional disciplina obrigatória no ensino médio

Comissão examina projeto que prevê orientação vocacional obrigatória no ensino médio

Zambiasi propõe a realização obrigatória de testes vocacionais no ensino médio