Zambiasi sugere que servidores públicos possam comprar imóveis sem consulta ao SPC



O fim da consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a concessão de crédito consignado em folha de pagamento a servidores públicos na compra de imóvel está sendo defendida pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Com o intuito eliminar este "entrave burocrático", ele apresentou projeto de lei (PLS 527/07), em tramitação nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), cabendo à última a decisão terminativa.

Pela proposta, os municípios, estados, o Distrito Federal e a União poderão autorizar o financiamento com consignação para a aquisição de moradia sem necessidade de consulta prévia ao SPC ou a instituições congêneres. Assim, o projeto acaba com a exigência da certidão negativa dos serviços de proteção ao crédito nas operações com esta finalidade.

"Vale lembrar que, nos casos de consignação em folha de pagamento, torna-se completamente desnecessária a exigência de certidão negativa desses cadastros, dado que todas as prestações serão descontadas em folha de pagamento, o que de antemão afasta o risco de inadimplência", ressaltou na justificativa ao projeto.

O relator da proposição na CCJ, senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), garantiu que dará parecer favorável à matéria, por considerar o projeto "extremamente relevante no aspecto social, porque eliminará uma das principais barreiras para a obtenção da casa própria pelos servidores públicos".



09/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Servidores públicos são recebidos por Zambiasi

Presidente Zambiasi recebe reivindicações de Servidores Públicos

Proposta sugere criação de conselho para definir salários de servidores públicos

Zambiasi quer que os estados possam voltar a criar novos municípios

ILB PROCURA SERVIDORES QUE POSSAM DAR AULAS DE ESPANHOL

Projeto sugere que aposentados por invalidez possam prestar assessoria intelectual remunerada