Zoológico: Algumas espécies precisam de cuidados especiais no inverno



Controle de temperatura exige mais das aves, que são mais suscetíveis a problemas respiratórios

No inverno alguns animais necessitam de cuidados especiais como aquecedores para água, pedras artificiais aquecidas (com resistência interna), usados principalmente para os répteis como tartarugas, lagartos e cobras. Os répteis são animais de sangue frio, dependem da temperatura do ambiente para controlar a temperatura do corpo.

Já aquecedores de ambiente são usados para as aves e mamíferos. Independente do frio, o vento pode ser bastante prejudicial e, em alguns recintos são usadas barreiras plásticas ou esteiras nas laterais dos recintos. 

As aves são mais suscetíveis a problemas respiratórios, as penas servem como uma barreira de proteção contra as baixas temperaturas.

No frio, este controle de temperatura exige mais das aves, portanto, cuidados com a saúde e com os seus recintos são extremamente importantes.

Na rotina veterinária do Zôo, no inverno, algumas terapias são adotadas para aves com problemas respiratórios, como inalação e vaporização do ambiente onde estes animais ficam internados.

Enquanto isso, animais como pingüins, tigres siberianos e leopardos, nesta época do ano ficam mais a vontade, pois são espécies acostumadas a baixas tem

07/07/2006


Artigos Relacionados


Animais precisam de cuidados especiais no verão

Dia da Mulher: reveja algumas reportagens especiais que homenageiam mulheres que são mães

Especial D.O.: Espécies do Zôo de São Paulo recebem tratamento exclusivo no inverno

No inverno, transplantados devem intensificar cuidados

Transplantados devem intensificar cuidados no inverno

Saúde alerta para cuidados com o início do inverno