ZPEs colocam Brasil em outro patamar no comércio mundial, comemora Sarney
O senador José Sarney (PMDB-AP) afirmou que a aprovação do projeto (PLS 146/96) que atualiza regras e facilita a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), nesta quarta-feira (27) no Plenário do Senado, levará o Brasil, em alguns anos, para um novo patamar, mais competitivo e lucrativo, no comércio mundial.
Sarney afirmou que o Brasil estaria inserido no mercado internacional com a mesma capacidade competitiva - ou até maior - que a China apresenta hoje, caso as zonas de processamento de exportações já estivessem operando no país. Sarney, que editou a legislação sobre as ZPEs quando era presidente da República, há quase 20 anos, disse que o Brasil seria melhor hoje em dia se as ZPEs estivessem em pleno funcionamento desde aquela época.
- Acho que a partir de agora vamos ter um novo momento extraordinário no Brasil - disse Sarney, que declarou estar grato e satisfeito com a aprovação do projeto.
Sarney alertou os governadores para que se empenhem na implantação das ZPEs em seus respectivos estados e informou que o projeto aprovado não cria subsídios diferentes daqueles que já existem.
- Este é um projeto nacional, um projeto brasileiro - comemorou Sarney, destacando que o mercado consumidor para os produtos brasileiros vai aumentar nos próximos anos devido às ZPEs.
27/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roseana Sarney comemora aprovação do projeto que facilita implantação de ZPEs
Sarney: Brasil seria tão competitivo quanto a China se ZPEs estivessem operando
Jonas destaca papel do Brasil na conferência da Organização Mundial do Comércio
Comércio cresce no Brasil em 2009, apesar da crise mundial, mostra pesquisa do IBGE
Sarney celebra evolução do comércio Brasil-China
Brasil comemora o Dia Mundial da Água