Zülke diz que governo estadual busca desenvolvimento equilibrado



Novamente em Bagé, o Fórum Democrático da Assembléia Legislativa discute nesta quinta-feira (22/11), as desigualdades regionais existentes no Rio Grande do Sul e como superá-las. O encontro inicia 9h30min e acontecerá no auditório da E.E Carlos Kluve. Esta será a nona reunião do Fórum para avaliar este tema, sendo que outras 14 audiências ainda serão realizadas. A última está marcada para o dia 14 de dezembro, em Porto Alegre.

Conforme o vice-presidente da Comissão de Finanças e Planejamento,deputado Ronaldo Zülke (PT), o projeto de desenvolvimento do governo Olívio Dutra tem como diretriz reforçar as potencialidades da matriz produtiva gaúcha, apostando na renovação tecnológica e na diversificação. “Trabalhamos para vencer as desigualdades sociais e regionais através da expansão da economia com geração e distribuição de riqueza no campo e na cidade”, explica o parlamentar.

Zülke defende a atuação do Estado como indutor do crescimento econômico e da justiça social e lembra que o governo estadual está implementando inúmeros programas para assegurar maior equilíbrio no desenvolvimento. O deputado chama atenção para os índices positivos que o Rio Grande do Sul vem colhendo desde que o governo Olívio Dutra abandonou a renúncia fiscal e as privatizações, redirecionando os recursos públicos para áreas sociais e para o fortalecimento das pequenas empresas e da agricultura familiar. “O Rio Grande do Sul teve, no ano passado, o maior crescimento industrial do Brasil, com um índice de 8,8% e o nosso PIB, que além da indústria mede o desempenho da agropecuária e dos serviços, cresceu mais do que o do país”, informa o petista.

Programas desenvolvidos pelo governo Olívio

Incubadoras Empresariais; Centros Regionais de Desenvolvimento, Trabalho e Renda;
Programa de Economia Solidária; Programa de Fortalecimento da Vitivinicultura Gaúcha;
Apoio aos Sistemas Locais de Produção - SLPs; Apoio e Modernização do Setor Coureiro-calçadista;
Pólo de Informática; Apoio ao Setor Moveleiro
Programa de Incentivo ao Turismo Interno; Apoio ao Setor Conserveiro;
Pólo de Cerâmica; Seguro Agrícola e política para o Setor e Reforma Agrária;
Instalação de Centro Tecnológico - Ceitec; Programas para o Setor Pesqueiro;
Uergs (com perfil de Universidade Tecnológica voltada para o desenvolvimento de vocações existentes e para a gênese de novas atividades a partir de potencialidade latentes);
Programa de Extensão Empresarial.


11/20/2001


Artigos Relacionados


Zulke ressalta projeto de desenvolvimento do governo Olívio

Transportes: Governo Estadual apresenta o Plano Diretor de Desenvolvimento do setor

Zulke defende Núcleo Tecnológico da Universidade Estadual na Fundação Liberato

Zulke elogia Governo por modificar projeto da Uergs

Zulke diz que Governo está honrando compromisso com professores

Zulke diz que sugestões da comunidade enriquecem projeto do governo