Zulke elogia Governo por modificar projeto da Uergs
O deputado Ronaldo Zulke considera um exemplo de democracia e respeito a participação popular, a iniciativa do Governo do Estado de encaminhar a Assembléia Legislativa, modificações ao projeto original da Universidade Pública Estadual (Uergs). "Como é prática do nosso Governo, o Executivo mostrou-se sensível e acatou sugestões da população que participou do debate sobre este projeto, nas diferente regiões do Estado", diz Zulke.
O Governo incluiu no projeto a eleição direta para escolha do reitor da futura universidade e a reserva de vagas no processo de seleção dos alunos: 50% das vagas serão destinadas para jovens que comprovarem baixa renda, e 10% serão destinadas a deficientes físicos.
Zulke, que participou da maioria das reuniões do Fórum Democrático sobre o tema, salienta que o Governo está acatando sugestões reunidas pelos parlamentares, "é uma demonstração de respeito e convivência democrática construtiva entre os poderes". Lembra, no entanto, que as secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia, também coordenaram uma série de debates sobre o projeto reunindo sugestões.
A secretária Lúcia Camini e o coordenador do projeto da Uergs, José Clívis Azevedo participaram em Novo Hamburgo, de uma audiência pública sobre o projeto. Na ocasião, lembra Zulke, foi assegurada pelos interlocutores do Governo a instalação de um núcleo da Uergs na Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
"Quem ganha com este trabalho do Executivo e Legislativo, é a nossa juventude que terá uma universidade singular, voltada para o desenvolvimento específico das diferentes regiões do Estado", conclui o parlamentar.
06/05/2001
Artigos Relacionados
Zulke defende votação do projeto da Uergs em junho
Zulke defende estatuinte para elaborar normas da Uergs
Governo deve modificar projeto que auxilia recuperação de empresas do agronegócio exportador
Zulke ressalta projeto de desenvolvimento do governo Olívio
Zulke diz que sugestões da comunidade enriquecem projeto do governo
Governo encaminha à Assembléia alteração ao projeto da Uergs