ZUMBI NÃO ESTARIA FELIZ COM SITUAÇÃO DOS NEGROS, DIZ ABDIAS
O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) afirmou hoje (dia 20), ao comemorar o Dia do Zumbi dos Palmares, que, se vivesse atualmente, Zumbi teria muitas razões para a tristeza e a revolta, em virtude das condições de vida de seus descendentes, e da passiva aceitação por muitos destes da ideologia racista e assimilacionalista corporificada no mito da "democracia racial".
- Mas encontraria também motivos de regozijo e esperança pela presença de uma cultura africana que soube resistir às adversidades para se imporcomo a verdadeira cultura nacional brasileira. E também pela crescente conscientização dos afro-brasileiros em relação aos seus direitos, à sua força, à sua capacidade e à sua história. Sem o que não estaríamos aqui, reverenciando a memória de Zumbi e a daqueles que com ele tombaram, em defesa da dignidade humana, na primeira república livre das Américas, a República dos Palmares - afirmou.
Na opinião de Abdias, seria enganoso concluir que a luta de Zumbi dos Palmares pela dignidade dos afro-brasileiros tenha sido vitoriosa no plano concreto, por causa das condições de inferiorização, humilhação e desigualdade em que vive a maioria deles. Para o senador, muitos afro-brasileiros estão anestesiados e domesticados pelo mito da "democracia racial", a seu ver, um instrumento ideológico criado e aperfeiçoado em séculos de dominação ibérica nas Américas ao sul do rio Grande.
- A vitória de Palmares tem se dado, antes, no plano simbólico, fornecendo aos afro-brasileiros um poderoso referencial, capaz de desmentir todos os estereótipos habilmente forjados para que os negros se mantenham no "seu" lugar. Zumbi representa o negro, o ser humano que prefere a morte a aceitar seu lugar de escravo. Mais que isso, simboliza o negro que não aceita migalhas, consciente de que a sua é uma luta coletiva, que só terá fim com a libertação da totalidade de seus irmãos - assinalou Abdias Nascimento.
20/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
AO HOMENAGEAR ZUMBI, ABDIAS APONTA FALSIFICAÇÃO DA HISTÓRIA
Renan Calheiros saúda Zumbi e defende cotas para negros
Paim registra primeira formatura de alunos negros da Universidade Zumbi dos Palmares
VICENTINHO LEVA A ACM PESQUISA SOBRE SITUAÇÃO DOS NEGROS
Paulo Paim recebe dossiê sobre a situação dos negros no Brasil
Mortes violentas atingem mais negros do que não negros, diz Ipea