Aprovado voto de pesar pela morte do ex-senador Henrique Santillo



Homenagem póstuma ao ex-senador Henrique Santillo foi proposta nesta terça-feira pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que teve seu requerimento subscrito pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Lindberg Cury (PFL-DF). Após manter contato telefônico com o médico responsável por cuidar de Santillo no Hospital Evangélico, em Anápolis (GO), o senador por Tocantins comunicou ao Plenário o falecimento do ex-senador, governador de Goiás e do Tocantins, prefeito de Anápolis, deputado federal e estadual e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

- Henrique Santillo fez parte da luta pela criação do estado de Tocantins e é um dos mais importantes personagens da história de Goiás. Seria muito difícil registrar em Plenário o que a sua morte representa para a cidade de Anápolis, sua cidade natal, e para todo o povo goiano - comentou Eduardo Siqueira Campos.

Também natural de Anápolis (GO), o senador Lindberg Cury registrou que conviveu durante 50 anos com Santillo. Ele destacou que o político goiano teve uma carreira brilhante, iniciada na Câmara de Vereadores de sua cidade natal. "Santillo ocupou todos os principais cargos políticos do país", disse o senador pelo Distrito Federal. Suplicy também homenageou o ex-senador, que pertenceu aos quadros do PT nos anos 80, mas antes fizera parte do chamado grupo "autêntico" do PMDB.

O presidente do Senado, Ramez Tebet, associou-se à homenagem. Lembrou que quando presidiu a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) conheceu Santillo, então governador de Goiás. "Eu o admirava pela sua presteza, dedicação e pela combatividade na busca da defesa dos interesses do seu estado", declarou. Em nome do PDT, o senador Álvaro Dias (PR) também homenageou Henrique Santillo. "Foi um dos mais combativos parlamentares que o Congresso teve na sua história", opinou.



25/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de pesar pela morte de Henrique Santillo

APROVADO VOTO DE PESAR PELA MORTE DO EX-SENADOR HELVÍDIO NUNES

Aprovado voto de pesar pela morte da filha do senador Alberto Silva

Maciel encaminha voto de pesar pela morte de esposa de ex-senador

Casildo pede voto de pesar pela morte do ex-senador Otair Becker

SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELA MORTE DO EX-SENADOR JOSÉ SAAD