Ex-senador Meira Filho é sepultado em Brasília



O ex-senador pelo Distrito Federal João Assis Meira Filho morreu neste domingo (8) em João Pessoa, aos 85 anos, vítima de aneurisma cerebral, e foi sepultado no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, no início da noite.

Jornalista e radialista, Meira Filho foi um dos fundadores da Rádio Nacional de Brasília e primeiro apresentador de programas de auditório na emissora, no final da década de 1950.

Locutor oficial da Presidência da República no governo de Juscelino Kubitschek, Meira Filho apresentou também, durante 15 anos, o Programa do Meira e chegou a ser um dos locutores da Voz do Brasil. Com a popularidade conquistada na sua atividade de radialista, construiu sua base eleitoral no então PFL.

Meira Filho nasceu em Taperoá (PB) e chegou a Brasília em 1958, tornando-se um dos pioneiros mais famosos e populares. Recebeu mais de 50 medalhas e condecorações pelos serviços prestados ao Distrito Federal.

Senador constituinte, integrou a primeira bancada eleita pelo Distrito Federal - ao lado dos ex-senadores Maurício Corrêa e Pompeu de Sousa - no período da redemocratização do país. Na sua atuação parlamentar (1987-1995), Meira Filho destacou-se pela preocupação com questões sociais e especialmente com problemas urbanos. Entre os projetos que apresentou, está o que tinha por objetivo tornar obrigatório o uso do cinto de segurança em automóveis.



09/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam morte do ex-senador Meira Filho

Gim Argello lamenta falecimento de Meira Filho

Lobão Filho vai apresentar PEC para eleição de suplente de senador

Lobão Filho é empossado senador pelo estado do Maranhão

Senador quer estender pensão de filho de servidor público até os 24 anos

Senado lança livro com artigos do ex-senador e ex-presidente da Casa Luiz Viana Filho