Marco Maciel lamenta a morte do acadêmico Antonio Olinto



A pedido do senador Marco Maciel (DEM-PE), o Senado encaminhará voto de pesar aos familiares do acadêmico Antonio Olinto Marques da Rocha, que morreu no último sábado (12), no Rio de Janeiro. As condolências também serão enviadas à Academia Brasileira de Letras, ao P.E.N. Clube, ao jornal O Globo, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, à prefeitura do Rio e à Embaixada do Brasil na Romênia, que mantém em Bucareste a Biblioteca Antonio Olinto.

O voto de pesar também será enviado à Faculdade de Letras Ozanan Coelho, em Ubá. O escritor, crítico literário e ensaísta Antonio Olinto nasceu em Ubá, Minas Gerais, no dia 10 de maio de 1919. Ele era filho de José Marques da Rocha e Áurea Lourdes Rocha e foi casado, durante 50 anos, com a também escritora e crítica literária Zora Seljan, que morreu em 2006.

- Tive oportunidade de conhecer Antonio Olinto quando ele se encontrava como adido cultural do Brasil em Londres, sempre em companhia de Zora. Antonio Olinto realizou um trabalho extremamente positivo de aproximação no campo cultural e, de modo especial, no campo literário, entre o Brasil e a Inglaterra. Suas atividades não se limitavam apenas a Londres, posto no qual ele fazia um trabalho que abrangia toda a Europa, incluindo Portugal - afirmou Marco Maciel.

O senador por Pernambuco destacou ainda que o escritor foi assíduo freqüentador da Academia Brasileira de Letras, onde com ele conviveu durante os últimos quatro anos. Antonio Olinto, testemunhou Marco Maciel, gostava de participar de conferências no Brasil e no exterior. Ele difundiu a cultura brasileira, por exemplo, em Tóquio, Seul, Sydney, Luanda, Maputo, Dacar, Porto Novo, Lagos, Tanger, Buenos Aires, Lisboa e Coimbra.

A morte de Anconio Olinto ocorreu no dia em que ele completaria 12 anos de membro da Academia Brasileira de Letras. Ele foi empossado no dia 12 de setembro de 1997, sucedendo a Antonio Callado. Desde 2001 era diretor-geral do departamento de documentação e informação cultural da Secretaria das Culturas do município do Rio de Janeiro.



14/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel lamenta a morte do acadêmico Fernando Bastos de Ávila

Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel

Marco Maciel lamenta morte de ex-prefeito de Recife

Marco Maciel lamenta morte de mestre da rabeca

Marco Maciel lamenta morte de José Mindlin

Marco Maciel lamenta morte de Mauro Durante