Marco Maciel lamenta morte de ex-prefeito de Recife



O senador Marco Maciel (DEM-PE) lamentou, em discurso, a morte, aos 93 anos, do ex-prefeito de Recife Pelópidas Silveira - para ele, "um político ético", que "não se negava ao diálogo". Além de ter sido prefeito por duas vezes (em 1946 e em 1955), Pelópidas foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vice-governador do estado.

O ex-prefeito de Recife era um político de esquerda filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Compareceram ao seu enterro, no domingo, quase todos os candidatos à Prefeitura da capital recifense, o prefeito João Paulo (PT), o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), informou Marco Maciel. Ele pediu que o Senado enviasse condolências à família, à Prefeitura de Recife, ao governo estadual e à Universidade Federal de Pernambuco.

Hospital Barão de Lucena

Marco Maciel registrou ainda, da tribuna, o cinqüentenário do Hospital Barão de Lucena, de Recife. Ressaltou que ele só foi construído graças ao trabalho do empresário José Pessoa de Queiroz, que durante dez anos lutou para conseguir verbas privadas e públicas para a obra. Inaugurado em 1958, pelo presidente Juscelino Kubitscheck, o hospital atendia preferencialmente trabalhadores rurais.

À época, disse o senador pernambucano, era um dos maiores hospitais do país, com 450 leitos. Em 1973, o Barão de Lucena passou às mãos do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (Inamps) e, a partir de 1990, ficou com o Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Marco Maciel, hoje o hospital é referência no controle de infecções hospitalares, tendo recebido o certificado "Amigo da Criança", emitido pela Organização das Nações Unidas para Infância (Unicef), por sua dedicação ao controle do câncer em crianças.



08/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel

Marco Maciel lamenta morte de mestre da rabeca

Marco Maciel lamenta morte de José Mindlin

Marco Maciel lamenta morte de Mauro Durante

Marco Maciel lamenta a morte de Miguel Reale

Marco Maciel lamenta a morte do acadêmico Antonio Olinto