11 mil homens do Exército no patrulhamento do Rio










- 11 mil homens do Exército no patrulhamento do Rio

- Cerca de 11 mil homens do Exército estarão de prontidão, a partir das 9h de hoje, para garantir a segurança no Rio durante as eleições. Deste total, 3.000 soldados irão ocupar 20 áreas consideradas críticas, como os complexos do Alemão e da Maré, onde moradores vêm sofrendo ameaças de traficantes. A operação irá até 7h de segunda-feira.

A decisão, anunciada ontem pelo Comando Militar do Leste, contraria a intenção do secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Aguiar, que no dia anterior havia informado que os militares tomariam conta apenas das zonas eleitorais, liberando 18 mil PMs para atuar nas ruas.

Além dos 3.000 soldados nas ruas, o Exército vai manter mais 8.000 militares de prontidão para agir em qualquer emergência. (pág. 1, C1 e C3)

- (São Paulo) - O presidente do PT, José Dirceu, disse ontem que, se Luiz Inácio Lula da Silva vencer as eleições, fará um governo de centro-esquerda. A política econômica não será mudada e o PSDB não será prioridade na formação de uma coalizão.

Em uma conversa de uma hora que teve com correspondentes estrangeiros, José Dirceu disse que a aliança preferencial do PT será com o bloco de partidos que hoje faz oposição ao Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele se referiu, além dos partidos que integram a aliança de Lula, ao PSB, PPS, PDT e metade do PMDB. (...) (pág. 4)

- O PSDB não formará um governo de coalizão com o PT, caso Luiz Inácio Lula da Silva, seja eleito presidente da República. A garantia foi dada ontem pelo presidente nacional do partido, deputado José Aníbal (SP), após reunião com o presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio da Alvorada.

A declaração contraria a sugestão dada por alguns tucanos, como o deputado Aécio Neves (MG) e o ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, que defendem uma aliança futura entre os dois partidos numa eventual vitória do PT nas eleições. (...) (pág. 4)


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer

A prudência fez com que o debate da TV Globo parecesse algo tão benéfico e suave como um prato cálido de caldo de galinha. Ninguém podia errar e qualquer tentativa de grandes acertos poderia resultar em tropeço fatal. (...) (pág. 2)

(Informe JB - Gustavo Krieger) - Se houver segundo turno, Lula vai aparecer na vigília das apurações que o PT vai fazer na Avenida Paulista. Para pedir empenho dos militantes e manter o moral das tropas. (pág. 6)

(Boechat) - O Instituto Sensus concluiu estudo ontem prevendo que há 35% de chance de Lula se eleger no primeiro turno, amanhã.

Os analistas da instituição calculam que é de 50% a possibilidade de haver a disputa Lula versus José Serra no segundo turno.

A hipótese Lula contra Garotinho ficou com 15%. (pág. 2)


Editorial

OS CINCO DESAFIOS

A população do Rio descobriu há muito tempo que, além dos poucos quilômetros da linha do metrô, existem as centenas de quilômetros de vias de superfície, velhas, idealizadas 50 anos atrás, carentes de melhorias que não se resolvem com um remendo no asfalto. (...) (pág. 12)


Topo da página



10/05/2002


Artigos Relacionados


Exército e Força Nacional reforçam patrulhamento em Fortaleza

Crivella condena "patrulhamento" do presidente Lula

Covatti diz que secretaria da seguranla faz patrulhamento ideológico

Alvaro Dias condena tentativa de "patrulhamento" dos parlamentares

Edson Portilho acusa Onyx de patrulhamento ideológico

Operação Ágata 4 mantém patrulhamento nas fronteiras com países sul-americanos