110 escolas passam a ganhar adicional para áreas de vulnerabilidade



No total, 516 escolas estaduais terão funcionários beneficiados com maior remuneração

A Secretaria de Estado da Educação está ampliando a lista de escolas e profissionais que receberão o Adicional Local de Exercício (ALE), incentivo dado a funcionários de escolas (professores, diretores e outros servidores) em áreas de alta vulnerabilidade, na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Cento e dez escolas foram incluídas à lista, totalizando 516.

A determinação será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima semana. O benefício existe desde 1991 e nunca havia sido atualizado até o mês passado, quando a Secretaria passou a utilizar estudo da Fundação Seade. No total, cerca de 95 mil funcionários devem receber o adicional no salário. Os funcionários destas 110 novas escolas receberão o ALE retroativamente, ou seja, desde o início das aulas. O benefício é equivalente a 20% sobre o salário.

As áreas de vulnerabilidade de 1991 não são as mesmas de 2008, e por isso muitos funcionários que realmente trabalham em áreas de vulnerabilidade não recebiam o ALE. Até então, as Diretorias de Ensino estabeleciam quais escolas deveriam receber o benefício.

A Secretaria acrescentou estas 110 escolas após ouvir os funcionários e atualizar o banco de dados da pasta. A Fundação Seade classificou novas escolas e unidades que tinham passado por alterações, chegando ao acréscimo das 110 escolas. A idéia da Secretaria é atualizar o ALE sempre que houver mudança de vulnerabilidade no Estado.

"Esta mudança do ALE é muito importante para beneficiar os que realmente trabalham em áreas de grande vulnerabilidade. Agora há uma classificação condizente com a realidade, baseada em estudo", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O benefício será dado às escolas instaladas nas áreas de nível 4, 5 e 6 de maior vulnerabilidade na Capital, Grande São Paulo e Interior.

As cidades do interior que receberão o Ale são: Bauru, Campinas, Franca, Guarujá, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente e Sorocaba. Os funcionários de escolas rurais também serão beneficiados. São cerca de 5 mil funcionários da capital, Grande São Paulo e interior.

Confira aqui lista das novas escolas com ALE

Da Secretaria da Educação

(L.F.)



02/29/2008


Artigos Relacionados


Mais 110 escolas vão ganhar adicional para áreas de vulnerabilidade

Secretaria muda adicional para áreas de vulnerabilidade

Secretaria muda adicional para áreas de vulnerabilidade

SP amplia em 50% lista de escolas estaduais com adicional de vulnerabilidade

SP quer levar mediação para áreas de vulnerabilidade social

Servidores de nove hospitais federais vão ganhar adicional por plantão