SP quer levar mediação para áreas de vulnerabilidade social



Estado, Prefeitura e sociedade civil assinam protocolo de intenções para promoção da mediação como forma pacífica de solução de conflitos

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania assina na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo, com o Instituto Sou da Paz e o Centro Brasileiro de Estudo e Pesquisas Jurídicas (CEBEPEJ) para promoção da mediação como forma pacífica de solução de conflitos. O mediador é um gestor com função de promover o diálogo e auxiliar as pessoas envolvidas a focar objetivamente o problema e propor uma solução adequada, sem a necessidade de envolver o judiciário.

“A mediação é um importante instrumento de promoção da paz social. A iniciativa reúne representantes significados da sociedade civil organizada e do poder público estadual e municipal na busca de alternativas para solução de conflitos em áreas de alta vulnerabilidade social", diz o secretário da Justiça, Luiz Antonio Marrey.

Os distritos escolhidos para o início do projeto foram Grajaú (Zona Sul), Lajeado (Zona Leste) e Brasilândia (Zona Norte).  Os três bairros já são objetos de outras intervenções de redução de violência pelo programa "São Paulo em Paz". Em outra frente, o projeto será aplicado nos postos fixos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), aprimorando a "Câmara de Mediação" já existente no programa da Secretaria da Justiça.

Após assinatura do protocolo, serão abertas as inscrições para o 1º Módulo de Formação de Mediadores a ser realizado nos dias 30/11 e 01/12; 08 e 09/12; e 15 e 16/12. A primeira etapa do curso pretende capacitar 80 pessoas entre equipes técnicas de órgãos públicos, do programa "São Paulo em Paz" e de lideranças comunitárias. A capacitação será realizada na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente).

Além da Secretaria da Justiça, assinam o documento representantes das secretarias estaduais da Segurança Pública e Educação, e das pastas municipais do Verde e Meio Ambiente, dos Negócios Jurídicos, de Participação e Parceria, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Comissão Municipal dos Direitos Humanos.

Serviço:

Protocolo de Intenções para Promoção da Mediação como Forma Pacífica de Solução de Conflitos

Data: 29 de outubro (segunda-feira)

Horário: 14 horas

Local: Pátio do Colégio, 148 / 184 – Centro – São Paulo

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

(S.M.)



10/26/2007


Artigos Relacionados


Mais Médicos objetiva ampliar a atenção básica em saúde nas áreas de maior vulnerabilidade social

Ministério das Comunicações quer levar telefonia 3G para áreas rurais

Saúde pública quer levar mais médicos para áreas remotas do País

Secretaria muda adicional para áreas de vulnerabilidade

Secretaria muda adicional para áreas de vulnerabilidade

Mais 110 escolas vão ganhar adicional para áreas de vulnerabilidade