15 capitais elegem seus prefeitos no primeiro turno



Das 26 capitais onde foram realizadas eleições municipais no domingo (5), 15 definiram, no primeiro turno, quem serão seus novos administradores. Em 13 dessas capitais, que contam com mais de 200 mil eleitores, os vencedores obtiveram maioria absoluta de votos válidos - 50% mais um -, conforme determina a legislação. Em apenas duas - Palmas e Rio Branco - não foi exigida essa marca. São cidades que têm menos de 200 mil eleitores e elegem o candidato que conseguir a maioria dos votos válidos. O Distrito Federal ficou fora do pleito porque não realiza eleições municipais.

Nesta segunda-feira (6), já sabem quem serão seus prefeitos os moradores das capitais Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Palmas (TO).

De acordo com resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado às 2h53, com 99,96% das urnas apuradas em 5.563 municípios, foram computados mais de 99 milhões de votos válidos para prefeitos (90,19%) e 101 milhões para vereadores (92,56%).

Nas capitais onde não haverá segundo turno das eleições, o PT foi o partido que mais elegeu prefeitos: emplacou seus candidatos em seis capitais. Os petistas já eleitos são Raimundo Angelim, para Rio Branco (50,82% dos votos); Luizianne Lins, em Fortaleza (com 50,16% dos votos); João Coser, em Vitória (com 65,03% dos votos); João da Costa, em Recife (com 51,54% dos votos); Roberto Sobrinho, em Porto Velho (com 59,51% dos votos); e Raul Filho, em Palmas (com 44,52%).

Três partidos ficaram empatados com dois candidatos eleitos para prefeitos em capitais: PMDB, PSDB e PSB. O PMDB elegeu Nelson Trad prefeito de Campo Grande, com 71,41% dos votos válidos, e Iris Rezende, em Goiânia, com 74,16% da escolha dos eleitores.

O PSDB colocou Silvio Mendes à frente da prefeitura de Teresina, com 70,36% dos votos, e Beto Richa na prefeitura de Curitiba, com 77,27% dos votos. O PSB por sua vez elegeu como prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, com 73,85% dos votos, e Iradilson Sampaio para administrar Boa Vista, com 54,35% dos votos.

Outros três partidos elegeram prefeitos em apenas uma capital: PV, PP e PCdoB. O Partido Verde (PV) emplacou a candidata Micarla de Sousa em Natal, com 50,84% dos votos. O PP elegeu em Maceió o candidato Cícero Almeida, com 81,49%, o maior percentual de votos em todo o país, e o PCdoB conseguiu a prefeitura de Aracajú, ao garantir 51,72% dos votos para Edvaldo Nogueira.



06/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PMDB elege a maior quantidade de prefeitos no primeiro turno das eleições

Quatro comissões permanentes do Senado elegem seus presidentes e vices nesta quarta

Votação em primeiro turno da PEC dos Vereadores é concluída; começa análise em segundo turno

Haverá segundo turno em 11 capitais

Três PECs têm primeiro dia de discussão em primeiro turno

Prefeitos das capitais estão 'apertando o cinto', diz ACM Neto