PMDB elege a maior quantidade de prefeitos no primeiro turno das eleições



Os resultados do primeiro turno desta eleição reproduzem, no âmbito municipal, e em linhas gerais, o quadro partidário das bancadas no Senado. Com 1.200 prefeitos eleitos, o PMDB mantém sua primeira colocação - o partido ocupa 21 das 81 cadeiras de senadores; assim como o PSDB, o segundo em números da Casa - 13 senadores -, também sai em segundo lugar na conquista de prefeituras - 784.

Em seguida ao PMDB, e de acordo com os resultados das eleições do primeiro turno, apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB ficou em segundo lugar na disputa pelas 5.563 prefeituras, elegendo 784 prefeitos; o PP ficou em terceiro, com 548 prefeitos; e o PT, em quarto, com 546, seguido pelo DEM, com 497, e pelo PTB, com 413.

No segundo turno, em 26 de outubro, o PMDB irá concorrer em 11 cidades com mais de 200 mil eleitores, cinco delas, capitais - Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis; PT e PSB concorrerão em três capitais cada; PSDB e PTB em duas cada; enquanto DEM, PP, PV, PDT, PR, PCdoB concorrerão em uma capital cada um.

No Senado, essa relação partidária revela que o partido com maior número de parlamentares é o PMDB, que tem 21 representantes; seguido pelo PSDB, com 13 parlamentares. Em terceiro estão empatados DEM e PT, com 12 senadores cada. O PTB tem 7 senadores, o PDT conta com 5 e o PR possui 4. O PSB tem dois representantes na Casa e as siglas PCdoB, PP (terceiro lugar no número de prefeituras), PRB, PSOL e PSC têm apenas um senador cada.

Capitais

A análise sobre o desempenho partidário especificamente nas 26 capitais revela que o PT está em primeiro lugar, por ter conseguido eleger prefeitos em seis dessas capitais - Rio Branco, Fortaleza, Vitória, Recife, Porto Velho e Palmas. O partido vai disputar, no segundo turno, as prefeituras de Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Em relação às capitais, ainda, três partidos ficaram empatados com candidatos eleitos em duas prefeituras, cada um - PMDB, PSDB e PSB. Outras três agremiações elegeram prefeitos em apenas uma capital cada - PV, PP e PCdoB.

Ainda segundo o TSE, haverá segundo turno em 29 cidades - incluindo as 11 capitais - no próximo dia 26. A exigência de segundo turno é para os 77 municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais nenhum candidato tenha obtido maioria absoluta dos votos válidos - 50% mais um.



06/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


15 capitais elegem seus prefeitos no primeiro turno

TSE marca para 3 de outubro o primeiro turno das eleições de 2010

Ideli Salvatti ressalta vitória do PT no primeiro turno das eleições municipais

César Borges vê Brasil dividido após primeiro turno das eleições

Eleitor ausente no 1º turno poderá votar no 2º turno das eleições

PMDB determina hoje quantidade de votantes