1ARRUDA DIZ QUE AGORA SERÁ FÁCIL CONSEGUIR RECURSOS PARA BRASÍLIA



Com a sanção da lei que autoriza o Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), o senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) disse hoje (dia 20) que ficará bem mais fácil assegurar recursos para Brasília, visto que agora há uma figura institucional reunindo a capital do país com as cidades do entorno. O parlamentar contou que, antes da cerimônia, o presidente reuniu-se com ele e Iris Resende e determinou aos ministérios da Justiça e do Planejamento que entreguem a ele a minuta de um decreto criando um fundo para o entorno.

- Eu não tenho dúvida de que agora vamos conseguir dinheiro, vamos melhorar a vida da capital e das cidades do entorno e, o mais importante, vamos atrair investimentos que gerem empregos. O projeto não cria, ele autoriza a criação. Mas já temos o sinal do Executivo de quando será assinado o decreto que cria realmente - frisou.

Arruda explicou que, na redação desse documento, serão ouvidos os governadores de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, assim como prefeitos das cidades do entorno, para formar um conselho que vai gerir esse fundo. Ele disse esperar que, em março, esse decreto seja assinado. E explicou que nesse fundo poderão entrar recursos do Executivo, mediante emendas orçamentárias, assim como verbas de fomento e financiamentos do BID e de governos estaduais, que agora vão juntar-se para definir prioridades e não mais dispersar recursos.

O senador comentou que são irrelevantes considerações sobre quem usará a lei do entorno como bandeira eleitoral, visto que o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) foi o autor da matéria na Câmara. Arruda disse que todos trabalharam nessa matéria preocupados em resolver o sério problema social que marca a região, sem inquietar-se com diferenças partidárias.



19/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reduzir mortalidade materna em 75% até 2015 não será fácil, diz Temporão

CCT examina agora garantia de recursos para pesquisas com medicamentos de doenças raras

PSICOTÉCNICO AGORA SERÁ OBRIGATÓRIO

ADEMIR: CANDIDATO DO PSB NÃO SERÁ ESCOLHIDO AGORA

Agora atribuição de aulas nas escolas estaduais será no fim do ano

Lei Geral da Copa será votada agora pelos senadores