CCT examina agora garantia de recursos para pesquisas com medicamentos de doenças raras



Começou por volta das 10h30 reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT). A reunião se iniciou com a discussão do PLS 231/2012. Esse projeto de lei visa garantir recursos para pesquisas relacionadas a doenças raras ou negligenciadas, por exemplo, pela indústria farmacêutica.

O texto original da proposta, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), prevê a criação do Fundo Nacional de Pesquisa para Doenças Raras e Negligenciadas. Mas, em seu relatório sobre a matéria, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) lembra que para a área de ciência, tecnologia e inovação existe um fundo setorial destinado especificamente à saúde: o CT-Saúde. Por isso, o relator sugere que, em vez de se criar um novo fundo, sejam reservados no mínimo 30% dos recursos do CT-Saúde para o financiamento de pesquisas com medicamentos de doenças raras ou negligenciadas.

Também estão na pauta da CCT outros 79 itens, quase todos projetos de decreto legislativo que tratam de renovações ou outorgas de concessões de serviços de rádio e televisão (veja a pauta completa da CCT).

A reunião está sendo realizada na sala 13 da Ala Alexandre Costa e pode ser acompanhada ao vivo na página da TV Senado na internet.

Mais informações a seguir



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT examina garantia de recursos para pesquisas com medicamentos de doenças raras

Projeto que garante recursos para pesquisas com medicamentos de doenças raras vai à CAS

Pesquisa de medicamentos para doenças raras poderá ter incremento de recursos

Pesquisas de remédios para doenças raras e negligenciadas podem ter mais recursos

Suplicy comemora aprovação pela CAE de fundo para pesquisas de doenças raras

CAE conclui votação de projeto que dá mais recursos para pesquisa de doenças raras