54 senadores tomam posse dia 1º de fevereiro
No dia 1º de fevereiro - um sábado - às 11h, 54 senadores eleitos em outubro do ano passado vão tomar posse no Plenário do Senado. O segundo-secretário do Senado, Antero Paes de Barros (PSDB-MT), vai presidir a reunião, além de conduzir a cerimônia para eleger o novo presidente da Casa.
Durante a sessão plenária, Antero Paes convidará um dos 54 senadores para ler o compromisso regimental, segundo o qual o senador deverá cumprir a Constituição e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato conferido pelo povo e sustentar a União, a integridade e a independência do país. Em seguida, cada um dos demais parlamentares, que devem permanecer de pé, será chamado pelo secretário para confirmar seu compromisso de posse.
O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL) eleito pela Bahia, que é o primeiro estado a integrar a União, iniciará a declaração do compromisso, já que o chamado é feito respeitando dois critérios: ordem de antigüidade de estado e ordem alfabética.
Até o final dessa cerimônia os senadores terão de encaminhar um comunicado que informe sua filiação partidária e seus nomes parlamentares, pelos quais serão conhecidos oficialmente durante o mandato.
Ao encerrar a primeira reunião, Antero Paes convocará uma outra logo em seguida para a eleição do novo presidente da Casa. Terminada essa etapa, ele irá declarar empossado o novo presidente que deverá fazer um discurso, assumindo seu lugar na Mesa.
Após o pronunciamento, o novo presidente do Senado vai encerrar a reunião e abrirá uma terceira, onde serão eleitos os demais membros titulares e suplentes da Mesa. É provável que, ao final da sessão, sejam lidos os ofícios das bancadas dos partidos ou blocos partidários indicando os novos líderes e vice-líderes das agremiações.
24/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
NOVOS SENADORES TOMAM POSSE EM 1º DE FEVEREIRO
Novos senadores tomam posse no sábado, primeiro de fevereiro
Senadores tomam posse em fevereiro para mandato que vai até 2015
Senadores tomam posse
Dois senadores tomam posse
Novos senadores tomam posse