Senadores tomam posse



Em reunião que durou 15 minutos, presidida pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), os 54 senadores eleitos no dia 6 de outubro último - dois terços da composição do Senado - tomaram posse na manhã deste sábado (1º). Em seguida, foi eleito o novo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Já investido no cargo, o senador presidiu a eleição para os demais cargos da Mesa Diretora do Senado.

Estiveram presentes à cerimônia 74 senadores; autoridades como os ministros do Trabalho, Jaques Vagner, e da Segurança Alimentar, José Graziano; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo; e os governadores de Goiás, Marcone Perillo, e da Bahia, Paulo Souto, além de familiares e amigos dos eleitos, que ocuparam a tribuna de honra e as galerias do Plenário. Mais de mil convidados acompanharam a posse dos senadores em telões instalados no Salão Negro e no Auditório Petrônio Portela.

Ao abrir a sessão, às 11h30, Antero Paes de Barros anunciou que os novos senadores haviam encaminhado à Mesa os diplomas expedidos pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e demais documentos exigidos, que serão publicados no Diário do Senado Federal. Em seguida, o presidente da reunião - que foi secretariada pelo 4º secretário do Senado, Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) - convidou o senador eleito Tasso Jereissati (PSDB-CE) a prestar o compromisso regimental.

Das galerias, após os demais senadores eleitos terem prestado seu compromisso e Antero Paes de Barros tê-los declarado investidos em seus mandatos, a banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília executou o Hino Nacional.

Antes de declarar encerrada a reunião preparatória destinada à posse dos senadores, Antero Paes de Barros informou ao Plenário que todos os eleitos haviam encaminhado à Mesa uma comunicação contendo o nome parlamentar e a filiação partidária. O presidente convocou então a segunda reunião preparatória da legislatura, destinada à eleição e posse do presidente do Senado para o biênio 2003-2004.

Dois dos senadores que tomaram posse neste sábado retornarão ao Executivo: Marina Silva (PT-AC), no cargo de ministra do Meio Ambiente, e Cristovam Buarque (PT-DF), no cargo de ministro da Educação.



01/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dois senadores tomam posse

54 senadores tomam posse dia 1º de fevereiro

Novos senadores tomam posse

Senadores tomam posse em Plenário

Senadores tomam posse neste sábado

Jovens senadores tomam posse no Plenário