Senadores tomam posse em fevereiro para mandato que vai até 2015



No dia 1o de fevereiro, os 27 senadores eleitos em outubro de 2006 tomarão posse para exercer um mandato de oito anos - até 31 de janeiro de 2015. A reunião em que serão empossados os novos senadores dará início também à 53ª legislatura. Na mesma data, deverá ser eleita a nova Mesa do Senado.

VEJA MAIS

A posse deverá ocorrer em uma cerimônia simples, de acordo com a Secretaria de Relações Públicas do Senado. Cada novo senador poderá convidar apenas quatro pessoas para assistirem à cerimônia. Um dos convidados ficará na tribuna de honra do Plenário e os outros três nas galerias. O horário da reunião preparatória da posse ainda não está definido, mas é provável que ocorra às 10h, ao mesmo tempo em que os novos 513 deputados deverão ser empossados na Câmara.

Após a posse, os parlamentares decidirão quem será o presidente do Senado durante o biênio 2007-2008. A escolha será feita em votação secreta e por maioria de votos. A reunião será dirigida pela Mesa atual (a da 52a legislatura). Em uma outra reunião, que poderá ocorrer logo em seguida, os senadores escolherão os dois vice-presidentes e os quatro secretários da Mesa do Senado e seus suplentes.

O Senado renova em fevereiro 27 vagas, o que corresponde a um terço do total de 81 senadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos novos parlamentares do Senado - 20 senadores - tem curso superior completo. Dentre os sete restantes, três possuem ensino superior incompleto e quatro têm ensino médio completo.

Ainda segundo o TSE, com base nas declarações profissionais feitas no registro de candidatura, quatro são agropecuaristas e outros quatro vieram da Câmara dos Deputados. Há, ainda, dois economistas, dois advogados, um aposentado, um administrador, um pedagogo, um ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, um médico, um servidor público estadual, um empresário e um professor do Ensino Fundamental. Outros dois não especificaram a profissão ao registrarem a candidatura. Do total de parlamentares eleitos, cinco declararam a ocupação de senador, apesar de sete terem sido reeleitos.

Os sete senadores reeleitos foram: José Sarney (PMDB-AP), Pedro Simon (PMDB-RS), Maria do Carmo Alves (PFL-SE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Alvaro Dias (PSDB-PR), Tião Viana (PT-AC). Desses, Maria do Carmo declarou a profissão de advogada e Suplicy, a de economista.

O ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), com 82 anos, é o mais idoso da nova bancada. Outros dois senadores foram eleitos aos 77 anos: João Durval (PDT-BA) e Eliseu Resende (PFL-MG). Com 76 anos, foram reeleitos dois veteranos da Casa: José Sarney e Pedro Simon. Os eleitos mais jovens têm 43 anos: João Vicente Claudino (PTB-PI), Expedito Júnior (PPS-RO) e Marconi Perillo (PSDB-GO). Em seguida, vêm Kátia Abreu (PFL-TO), de 44 anos, e os senadores Tião Viana (PT-AC) e Renato Casagrande (PSB-ES), ambos com 45 anos.



04/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


54 senadores tomam posse dia 1º de fevereiro

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE EM 1º DE FEVEREIRO

Novos senadores tomam posse no sábado, primeiro de fevereiro

Tomam posse no Senado 54 parlamentares para oito anos de mandato

Novos deputados tomam posse para quatro anos de mandato

Senadores tomam posse