7º Encontro de prefeitos seleciona casos de sucesso do turismo no Espírito Santo



A cerimônia de entrega da premiação dos Casos de Sucesso do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil foi o destaque do 7º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo, que aconteceu na última sexta-feira (25) no Palácio do Café, em Vitória, Espírito Santo. Neste ano, a seleção contou com o registro recorde de 21 inscrições. Os casos vencedores foram premiados com o Troféu Destaque Regional do Espírito Santo.

No quesito Gestão Turística de Destino, o primeiro lugar foi para o município de Vitória, o segundo para Cariacica e o terceiro para Domingos Martins e Guarapari. Em Planejamento e Gestão do Turismo Regional, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau conquistou a primeira colocação, seguido pelo Consórcio do Caparaó.

No quesito Site Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, o primeiro lugar ficou com a Associação Turística de Pedra Azul (ATPA). Na segunda posição, houve empate entre o Montanhas Capixabas Convetion & Visitors Bureau e os Caminhos da Roça de Afonso Cláudio. O terceiro colocado foi a Associação de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante (Agrotur).

Por fim, no ranking de Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, o município de Vitória conquistou a primeira colocação, seguido por um empate triplo entre Guarapari, Anchieta e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. O terceiro lugar da premiação foi para o Projeto Educacional Turismo Escolar (Projetur).

O Encontro de Prefeitos também foi marcado pela palestra Cidades Criativas, ministrada pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão. A convidada esclareceu o conceito de economia criativa para os participantes.

“Trata-se da economia do simbólico. Envolve a moda, o design, o artesanato, a arquitetura, a música, o teatro, a dança, a pintura, a fotografia, as festas e as manifestações”. Cláudia mostrou que este novo conceito de economia traz inúmeros benefícios como a geração de trabalho, emprego e renda, promovendo a inclusão social e incentivando a diversidade cultural.

 

Fonte:
Ministério do Turismo



28/05/2012 16:08


Artigos Relacionados


Prefeitos de Espírito Santo do Pinhal e Ituverava visitam CDHU

Brasil Sem Miséria será discutido com prefeitos e gestores sociais do Espírito Santo

Turismo inaugura sistema de esgotamento sanitário no Espírito Santo

Mostra de Experiências reunirá casos de sucesso no SUS

TRT do Espírito Santo terá 12 juízes

Intervenção ronda o Espírito Santo