80% das mulheres terão algum episódio de infecção urinária durante a vida
Principais sintomas são ardência e dor ao urinar, dor na região mais baixa do abdome, aumento do ritmo para urinar e odor
O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - que também atende ao público feminino - alerta para os riscos da infecção urinária na mulher. Segundo o Centro, quase 80% das mulheres terão algum episódio de infecção urinária na vida, e 1/3 delas podem desenvolver a doença repetidas vezes.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A doença é mais comum entre mulheres, pois a uretra do aparelho genital feminino é mais curta e mais próxima do ânus do que a dos homens, possibilitando a passagem de bactérias do ânus para a vagina. Os principais sintomas são ardência e dor ao urinar, dor na região mais baixa do abdome, aumento do ritmo para urinar e odor.
Para evitar a infecção urinária, o Centro indica o aumento da ingestão de água todos os dias (pelo menos 1,5 litro diariamente); higienização da vulva e região perianal; cuidar da alimentação para evitar a constipação (prisão de ventre) e higienizar a área genital antes da atividade sexual.
Do Portal do Governo do Estado
07/15/2013
Artigos Relacionados
Veja quais cuidados para evitar a infecção urinária em mulheres
Mesmo com fim do verão, calor aumenta risco de infecção urinária
Secretaria das Mulheres encaminha ao MP pedido de providências sobre episódio do BBB
Políticas sociais revolucionam a vida das mulheres brasileiras
Programas sociais auxiliam na melhoria de vida das mulheres
Patrícia alerta para a morte de mulheres durante a gravidez ou o parto